Carregando...

Pós-Graduação: área médica exige atualização continuada

Saiba como escolher o curso de Pós-Graduação na área médica

A questão é: devo ou não fazer uma pós-graduação na área médica? É inegável a importância da qualificação, da atualização continuada e, na área da saúde, talvez até mais do que em outras áreas, a educação continuada é essencial e uma pós-graduação faz toda diferença.

Em um processo de seleção o candidato com um curso de pós-graduação larga com uma boa vantagem sobre os demais, segundo artigo publicado pelo portal da Revista Exame. Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente, com poucas vagas e um mundo de candidatos é natural que a qualificação do candidato seja apontada como um diferencial.

Quem está se preparando para uma pós-graduação deve saber diferenciar os tipos de pós: o Lato Sensu e o Stricto Sensu. De forma simplificada, a pós-graduação o Lato Sensu é mais direcionado para a atuação profissional, enquanto o Stricto Sensu está mais voltado para a formação científica e acadêmica, em geral focado em pesquisas.

Os cursos de pós-graduação Lato Sensu são categorizados em especializações e MBAs. Apesar de ter Mestrado na sigla, este tipo de curso – no Brasil – concede o título de especialista e não de Mestre.

Especialização pode agilizar ascensão profissional

Segundo do portal da Exame, no Brasil, “a busca por uma pós-graduação ocorre em média 5 anos após a graduação, na fase em que o profissional já está estabelecido e a especialização pode ser um meio para agilizar sua ascensão profissional.

Por outro lado, se a necessidade estiver atrelada apenas à atualização do conhecimento, fazer um ou mais cursos de curta duração pode ser uma excelente opção”. O profissional deve buscar uma atualização acadêmica em uma instituição de ensino reconhecida renomada com o objetivo de melhorar suas chances de sucesso.

Conheça alguns cursos de Pós-Graduação em Medicina

Na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde/ FCMS de Juiz de Fora, por exemplo, são oferecidos diversos cursos de pós-graduação nas áreas de Medicina, Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem e Odontologia. Conheça alguns dos cursos da Medicina com um pequeno resumo de cada um deles: 

Clique aqui e conheça todos os cursos de pós-graduação.

Alergia e Imunologia Clínica

Objetivo: Capacitar o médico através de amplo treinamento teórico e prático para o exercício da Alergia e Imunologia Clínica e atender aos requisitos necessários para o exercício da especialidade após o cumprimento da legislação em vigor do Ministério da Educação (MEC) Resolução CNE/CES Nº1 de 8 de junho de 2007, (curso de Medicina Credenciado pelo MEC – Portaria nº 3.109 de 04 de outubro de 2014).

Público alvo: Graduados em Medicina, regularmente registrados no Conselho Regional de Medicina com formação com formação geral (mínimo de 2 anos) em Clínica Médica e/ou Pediatria e/ou Medicina de Família.

 

 

Anestesiologia

Público alvo: Graduados em Medicina, regularmente registrados no Conselho Regional de Medicina com formação com formação geral ( mínimo de 2 anos) em Clínica Médica e/ou Pediatria e/ou Medicina de Família. São 15 vagas por ano e duração de 36 meses.

 

 

Cardiologia

Objetivo: preparar o pós-graduando através de amplo treinamento teórico e prático para o pleno exercício da Cardiologia Clínica. Preparar e qualificar o pós-graduando para o exame de obtenção do Título de Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Público-Alvo: Graduados em Medicina com título de Especialista em Clínica Médica. Duração 2 anos.

 

 

 

Cirurgias Minimamente Invasivas em Cirurgia Geral

Objetivo: promover à capacitação técnico-científico em videolaparoscopia (PGVL) para médico Cirurgião Geral que já tenha terminado residência ou que tenha especialização em Cirurgia Geral por Instituição Credenciada pelo Ministério da Educação e Cultura ou que comprove mais de 05 anos de atuação como medico cirurgião geral em Instituição Conceituada, ou ainda que esteja cursando RM em ano opcional em videolaparoscopia.

Públicoalvo: O médico cirurgião geral que esteja cursando R3 ou que tenha terminado a residência em Cirurgia Geral ou que tenha especialização em Cirurgia Geral por Instituição Credenciada pelo Ministério da Educação e Cultura ou que comprove mais de 05 anos de atuação como medico cirurgião geral em Instituição Conceituada. Duração: 12 meses.

 

 

Ecocardiografia

 Objetivo: Formação acadêmica em ecocardiografia, preparando o aluno para o atendimento à população dentro de um contexto biopsicossocial. Preparo acadêmico para a pesquisa e a leitura crítica de artigos científicos. Preparo para a realização da prova de título de especialista em Ecocardiografia da Sociedade Brasileira de Ecocardiografia – DIC. Preparar o pós-graduando através de amplo treinamento prático e teórico em ecocardiografia para seu pleno exercício, além do ensino complementar com temas em Cardiologia.

Público-alvo: Graduados em Medicina que tenham formação em Cardiologia, Anestesiologia ou Intensivismo; Duração 16 meses.

 

 

 

 

 

Endoscopia Digestiva

Objetivo: Treinamento em Endoscopia Digestiva Diagnóstica e Terapêutica, preparando o profissional para avaliar e tratar o paciente de forma abrangente, dentro do contexto biopsicossocial. Ensino complementar em temas de Gastroenterologia, Hepatologia, Cirurgia Gastroenterológica e Coloproctologia. Preparar o aluno para se submeter à prova do título de Especialista em Endoscopia ou de área de atuação em endoscopia digestiva, da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva.

Públicoalvo: Graduados em Medicina, regularmente matriculados no Conselho Regional de Medicina. Duração: 2 anos.

 

 

Endoscopia Ginecológica

Objetivo: promover à capacitação técnico-científico em videolaparoscopia (PGVL) e em videohisteroscopia (PGVH) para médico Ginecologista / Obstetra que esteja cursando R3 ou que já tenha terminado residência ou que tenha especialização em GO por Instituição Credenciada pelo Ministério da Educação e Cultura ou que comprove mais de 05 anos de atuação como medico ginecologia/obstetra em Instituição Conceituada através de um curso anual vinculado ao Departamento de Ginecologia de uma Instituição através de convênio.

Públicoalvo: Médicos que estejam cursando R3. Tenham concluído a Residência em GO. Tenham especialização em GO por instituição credenciada pelo Ministério da Educação e Cultura. Comprovem mais de cinco anos de atuação como médico ginecologista/obstetra em instituição conceituada. Duração: 12 meses.

 

 

Gastroenterologia

Objetivos: Preparar o médico, através de treinamento teórico e prático, para o exercício pleno da Gastroenterologia Clínica.

Públicoalvo: Graduados em Medicina, regularmente registrados no Conselho Regional de Medicina. Duração: 2 anos

 

 

Geriatria e Gerontologia

Objetivos: O curso visa a formar profissionais da área de saúde capacitados a atender de forma adequada pessoas idosas, bem como despertar o compromisso destes profissionais com a promoção da qualidade de vida na terceira idade e a prevenção de doenças crônico-degenerativas.

Públicoalvo: Profissionais graduados em Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Psicologia. Carga Horária: Total: 360 horas.

 

 

Laparoscopia Avançada em Urologia

Objetivo: visa formar profissionais atualizados com uma visão abrangente para área de saúde. Tudo isso por meio de treinamento prático supervisionado por uma equipe qualificada e se destina aos urologistas com uma experiência básica e que pretendem aperfeiçoar a técnica, aumentar as habilidades cirúrgicas e a segurança nas laparoscopias urológicas de média e alta complexidade. Duração: 12 meses.

 

 

Laparoscopia em Ginecologia Oncológica

Objetivo: a capacitação em videolaparoscopia para o médico ginecologista oncológico ou o cirurgião oncológico, que já tenha terminado a residência ou tenha especialização nas áreas citadas em instituição credenciada pelo MEC, ou que comprove atuação como ginecologista oncológico ou cirurgião oncológico em instituição conceituada. Duração: 12 meses.

 

 

Medicina do Trabalho

Objetivos: organizar, administrar e participar de serviços de Medicina do Trabalho; planejar e executar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), além das medidas de saúde preventiva ocupacional e de proteção ambiental em áreas industriais; planejar e participar do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA); conhecer a legislação pertinente à Medicina do Trabalho; desempenhar as atividades de médico do trabalho, atendendo plenamente a legislação em vigor. Público-alvo: Graduados em Medicina. Duração: 2 anos.

 

 

Medicina Intensiva

Objetivos: promover atividades científicas e propiciar o aperfeiçoamento em Medicina Intensiva; capacitar o médico para identificar e solucionar os problemas do paciente gravemente enfermo; desenvolver no médico, em seus aspectos conceituais e práticos, a liderança necessária para o trabalho em equipe, próprios da multiprofissionalidade e da transdisciplinaridade assistencial do paciente grave; fomentar o conhecimento e a prática dos preceitos éticos e humanitários da Medicina Intensiva; desenvolver um espírito profissional observador e crítico, capaz de desenvolver estudos de realidade, pesquisa e educação continuada em Medicina Intensiva, bem como formar novos intensivistas; formar profissionais capazes de liderar projetos associativos identificados com as necessidades sociais da comunidade onde se insere. Públicoalvo: Médicos. Duração: 18 meses

 

 

 

Neurologia para Clínicos

Objetivos: Descrever as bases neuroanatômicas e neurofisiológicas aplicadas à clínica. Executar atendimento do paciente neurológico através do desenvolvimento do diagnóstico (síndrômico, topográfico, etiológico/diferencial). Atualização sobre as principais doenças e condições neurológicas. Executar treinamento prático através do atendimento de pacientes neurológicos em ambulatório didático. Discutir a indicação e a interpretação de testes diagnósticos como líquido cefalorraquidiano. Discutir a indicação e os princípios básicos de exames complementares neurofisiológicos como o eletroencefalograma e a eletroneuromiografia. Fazer treinamento prático em avaliação cognitiva objetiva. Apresentar protocolos terapêuticos. Orientar programas específicos de reabilitação. PúblicoAlvo: Graduados em Medicina Duração:18 meses

 

 

Ultrassonografia e Ecocardiografia em Pacientes de UTI

Objetivos: Promover os conhecimentos de metodologia científica e bioestatística; Promover os conhecimentos básicos ( físicos) da Ultrassonografia e ecocardiografia; Descrever e aprimorar a técnica da ultrassonografia e ecocardiografia ( Janelas, Doppler, Cálculos); Realizar treinamento através da realização de exames em pacientes críticos; Discutir a indicação e a interpretação dos resultados; Discutir a abordagem terapêutica para os casos avaliados; Realizar treinamento prático com avaliação cognitiva objetiva; Apresentar protocolos terapêuticos para as principais Síndromes clínicas. Públicoalvo: Médicos intensivistas, emergencistas e hospitalistas. Duração: 18 meses.

 

 

Urgência e Emergência em Pediatria

Objetivos: capacitar o pós-graduando para abordagem padronizada envolvendo definição, avaliação e terapêutica em uma situação de urgência e emergência pediátrica. Públicoalvo: Médicos. Duração: 18 meses

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.