Carregando...

Estudante pode fazer prova de residência médica como “treineiro”

Que tal fazer uma prova de residência médica como “treineiro”? . É isto mesmo! O estudante de Medicina que só vai concorrer a uma vaga de residência daqui a alguns anos, pode vivenciar a experiência, desde já, de uma prova de residência médica.

treineiro residência médica

Vários editais de grandes concursos de residência médica para 2020 já estão com as inscrições abertas. E você sabia que mesmo não disputando uma vaga você pode fazer a prova como treineiro? Isto mesmo. Um dos editais que permite essa experiência aos estudantes de Medicina é o da Associação Médica do Paraná (AMP) que autoriza o estudante a se inscrever no concurso como “treineiro”. 

Qual a vantagem de fazer prova de residência médica para treinar?

A participação de estudantes em concursos com treineiros é comum, seja nos concursos vestibulares, provas no Enem ou concursos públicos. Geralmente, a ideia é mesmo de testar o conhecimento e a habilidade na prove.

Por que então não fazer o mesmo com as provas de residência? Treineiro para prova de residência

Bom, para os organizadores do maior Processo Seletivo Unificado (PSU) do SUS São Paulo, o maior concurso do país, a ideia de abrir espaços para treineiros foi uma forma de desmistificar a prova de residência.

Além disso, fazer a prova apenas para treinar permite que os estudantes tenham uma real avaliação do seu desempenho e das áreas médicas que precisa estudar mais

É importante que você saiba também que, mesmo como candidato que vai apenas treinar, é preciso fazer a inscrição e seguir as regras do edital do concurso que você escolher.

Que tipo de prova o treineiro de residência médica vai fazer?

Os treineiros fazem prova de conhecimentos médicos com questões de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, e Medicina Preventiva e Social.

O edital da Associação Médica do Paraná (AMC), uma dos primeiros a serem divulgados e que permitir a inscrição de estudantes mesmo sem a disputa de vaga, define também que  escores dos inscritos às vagas de treineiros não terão divulgação pública. 

No entanto, aqueles que obtiverem escores acima de 6,0 poderão solicitar Certificado de Pontuação. 

Está decidido a fazer prova como treineiro? Então, saiba mais sobre o edital da AMP

Fique atento porque as inscrições vão até o dia 15 de outubro. O edital define três modalidades de candidatos:

  •  Médicos que pretendem cursar o 1º ano de Residência Médica em uma especialidade sem pré-requisito;
  •  Médicos que pretendem complementar sua formação em especialidade com pré-requisito; 
  • Treineiros: Médicos e acadêmicos de medicina, somente para efeito de treinamento e avaliação de conhecimentos, sem direito a candidatarem-se às vagas dos Programas de Residência Médica. 

O concurso constará de três fases. Confira:

  •  1ª FASE: Exame AMP/UCAMP (Prova Geral) ou Provas Específicas (apenas para candidatos à residência médica em especialidade com pré-requisito), elaboradas e aplicadas pela equipe de profissionais designados pela AMP/UCAMP, cujos conteúdos programáticos foram embasados na bibliografia ao final transcrita e detalhada.
  •  2ª FASE: Análise e defesa de currículo e  prova prática, sob a responsabilidade exclusiva dos Programas de Residência Médica/COREMES participantes e de acordo com as normativas da Comissão Nacional de Residência Médica e PROVAB, com o estabelecimento de critérios que retirem toda e qualquer subjetividade na respectiva aferição.

O conteúdo programático do exame da Associação Médica 2019/2020 também está dividido de acordo com as especialidades médicas como ou sem pré-requisitos.

  • PROVA GERAL: para especialidades sem pré-requisitos,100 questões de múltipla escolha, divididas por número igual de questões nas áreas básicas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Obstetrícia, Ginecologia e Medicina Preventiva e Social, cada questão com cinco alternativas e apenas uma correta.
  • PROVAS ESPECÍFICAS: para especialidades com pré-requisitos: 50 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas e apenas uma correta e versará exclusivamente sobre a área básica respectiva e esta será unificada conforme o pré-requisito. (Ex: o candidato à residência médica em Cirurgia Plástica fará prova de Cirurgia Geral).
  • PROVA ESPECÍFICA: para especialização em Ecocardiografia, 20 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas e apenas uma correta.

As oportunidades para a Residência Médica no Paraná envolvem praticamente todas as especialidades médicas e são 24 hospitais participantes. Veja quais sãos:

Acompanhe o blog Revisamed e nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades e dos editais de Residência Médica 2020 e concursos públicos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.