Carregando...
residencia médica minas

HMTJ participa do PSU MG, o maior concurso de residência médica em número de instituições

Se você está procurando um concurso residência médica em Minas Gerais uma das melhores oportunidades é a residência do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ), em Juiz de Fora, cidade referência em assistência à saúde.

Você já está se preparando para o Processo Simplificado Unificado (PSU) de Minas Gerais? Então saiba que o concurso de residência médica de Minas é o maior do Brasil em número de instituições participantes o que, certamente, significa muitas oportunidades em praticamente todas as áreas médicas em hospitais renomados.

Candidato pode se inscrever para mais de uma instituição

Além de ser o maior concurso unificado em número de instituições, no último processo foram 85 instituições participantes, o maior diferencial do  Processo Simplificado Unificado (PSU/MG) para residência médica de Minas em comparação a outros concursos unificados no Brasil, é a possibilidade de o candidato se inscrever para várias instituições. 

E, ainda, ele faz apenas a prova uma única vez. De acordo com a nota, ele tem a opção de escolher em qual instituição irá fazer a sua residência. Tudo bem que o estudante precisa pagar pela inscrição em cada uma das instituições, porém, esta possibilidade não deixa de ser atraente. Por exemplo, se ele quiser concorrer em cinco instituições terá que pagar 5 taxas de inscrição.

Edital da residência médica em Minas deve ser publicado ainda em setembro

De acordo com as informações prévias, o edital do PSU para residência deve ser publicado no dia 21 de setembro. Ainda podem ocorrer alterações, porém, a previsão é de que as inscrições sejam realizadas no período entre os dias 08 e 21 de outubro. 

A prova teórica está prevista para o dia 17 de novembro. Já o seu desempenho na prova teórica poderá ser conhecido no dia 12 de dezembro. 

O concurso unificado de residência em Minas é realizado em duas etapas: prova teórica e a avaliação curricular. No último processo foram disponibilizados 1743 vagas em 570 programas de residências e 82 especialidades. 

Residência do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, em Juiz de Fora, participa do processo unificado

Se vocês já está decidido que vai fazer residência médica em Minas Gerais, uma das novidades deste ano é a inclusão do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ), em Juiz de  Fora, que participará, pela primeira vez do processo unificado.

O HMTJ é 100% e acreditado pela Organização Nacional de Acreditação -ONA com Excelência, nível 3. Faz parte da Rede Sentinela, da Anvisa e, de forma regional, trabalha os princípios do Sistema de Qualidade da Gestão, SGQ:5S, sob selo SENES e premiação na área de Sustentabilidade.

O edital do HMTJ já está pronto, aguardando apenas a autorização da Associação de Apoio à Residência Médica (Aremg) para divulgação. Nesta prévia, estão previstas 46 vagas em diversas áreas com acesso direto e com pré-requisito.

Veja as áreas de Residência do HMTJ *

Acesso direto 

ESPECIALIDADE VAGAS OFERECIDAS DURAÇÃO SITUAÇÃO  VAGAS PARA SERVIÇO MILITAR
ANESTESIOLOGIA 04 03 ANOS CREDENCIADO 02
CIRURGIA GERAL  06 03 ANOS CREDENCIADO
CLÍNICA MÉDICA 12 02 ANOS CREDENCIADO
MEDICINA DA SAÚDE E COMUNIDADE 2 02 ANOS CREDENCIADO
NEUROLOGIA 2 03 ANOS CREDENCIADO
GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA 4 03 ANOS CREDENCIADO
ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA 3 03 ANOS CREDENCIADO
PEDIATRIA 4 03 ANOS CREDENCIADO (PROVISÓRIO) 01

 

 Pré-requisito

 

ESPECIALIDADE VAGAS OFERECIDAS DURAÇÃO SITUAÇÃO  VAGAS PARA SERVIÇO MILITAR
CARDIOLOGIA 2 02 ANOS CREDENCIADO
CIRURGIA DO APARELHO DIGESTIVO 1 02 ANOS CREDENCIADO
ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA 1 02 ANOS CREDENCIADO
MASTOLOGIA 1 02 ANOS CREDENCIADO
MEDICINA INTENSIVA 2 02 ANOS CREDENCIADO

PROVISÓRIO

NEONATOLOGIA 2 02 ANOS CREDENCIADO

*SUJEITO A ALTERAÇÕES

Veja como são as provas da residência médica Minas

As provas com programas de residência médica do HMTJ com acesso direto seguem os requisitos do processo unificado com 100 (cem) questões objetivas (múltipla escolha), sendo 20 questões para cada uma das seguintes especialidades: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Medicina Preventiva e Social (Saúde Coletiva e Medicina Geral de Família e Comunidade) e Pediatria. 

O Revisamed, curso online preparatório para Residência Médica e Atualização em Medicina disponibiliza provas para você medir o grau de conhecimento. Acesse aqui aproveite para estudar um pouco mais.

Já para os programas com pré-requisito são até 50 questões objetivas (múltipla escolha) ou até 10 (dez) questões abertas envolvendo as áreas que são pré-requisitos para entrada no Programa. Além das provas, há também avaliação curricular.

Residente deve considerar também qualidade de vida.

 Unir a qualidade de vida e um especialização na área médica de alta qualidade é sonho de qualquer estudante ou médico que se preparar para fazer concursos de residências médica. A escolha da cidade também deve ser um ponto a ser observado pelo residente. 

HMTJ está em cidade referência na assistência à saúde

Além de estar estrategicamente localizada perto do eixo Rio-São Paulo – BH, Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, é reconhecida como uma cidade referência na área da saúde, com várias unidades hospitalares, faculdades na área da saúde e universidades privadas e federal. Entre as opções de vagas o Hospital e Maternidade Therezinha (HMTJ) é uma das principais opções para o residente.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.