A Residência Médica é obrigatória? Tire as suas dúvidas

A residência médica é considerada um dos melhores caminhos para ser um médico especialista de sucesso. No entanto, a residência não é obrigatória, embora seja considerada padrão ouro na especialização médica. É uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada à médicos, sob a forma de curso de especialização. Dependendo da especialidade, dura de 2 anos a 5 anos. O residente cumpre carga horária de 60 horas semanais e recebe uma bolsa de R$ 3.300. 

Todos sabem que conquistar uma vaga no curso de Medicina não é fácil. Certamente, você já sabe que passar no vestibular foi apenas uma primeira etapa vencida. Além do curso em si, que exige muita dedicação, daqui a pouco você estará se perguntando: e agora, o que faço do meu futuro? Devo seguir qual especialidade médica? É neste ponto que você começa a ouvir sobre a residência médica.

Residência médica é ‘padrão ouro’ na especialização médica

Embora não seja obrigatória para o exercício da profissão, a residência é considerada “padrão ouro” da especialização médica. É uma modalidade de ensino de pós-graduação, destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Portanto, é essencial que você saiba tudo sobre como se preparar e como são os concursos para não perder tempo.

A concorrência nos programas de residência médica das principais instituições, como a residência da USP, é elevada e, você, precisa estar à frente.  Neste post você vai encontrar informações importantes para começar a preparar sua carreira médica.

O que é residência médica?

Considerada “padrão ouro” da especialização na medicina, a Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação, instituída em 1977 (decreto 80.281, de 5/9/1977) destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização.

Ela funciona em instituições de saúde e tem orientação de profissionais médicos com alta qualificação ética e profissional. No mesmo decreto que instituiu a residência médica foi criada a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), responsável pela legislação sobre os programas de residências.

O Programa de Residência Médica, integralmente cumprido dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente, o título de especialista. Somente programas credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica podem empregar a expressão “residência médica”. Os programas concedem o título de especialista. Não são, portanto, obrigatórios para se exercer a Medicina. Assim que termina a graduação, o médico pode atuar como generalista.

Mas a maioria dos concursos públicos exige exige a titulação de especialista. Da mesma forma hospitais e clínicas particulares oferecem vagas para especialidades médicas distintas. Além da questão de mercado de trabalho, os programas também garantem o aperfeiçoamento do padrão profissional e científico do médico e a melhoria da assistência médica à comunidade nas áreas profissionalizantes.

Os graduados que participam de residências são supervisionados por profissionais médicos de alta capacidade. O programa tem a duração mínima de dois anos, podendo chegar a cinco anos dependendo da da especialização escolhida.

Médico generalista x especialista

Como dissemos anteriormente, não é obrigatório fazer a residência. Terminada a graduação, geralmente depois de seis anos, o médico com registro no Conselho Regional de Medicina, ou seja com o CRM, pode atuar em consultórios, clínicas e hospitais. No entanto, ele vai atuar como generalista. Para se especializar em uma determinada área médica ele precisa estudar mais. Os programas de residência concedem o título de especialista.

Portanto, o melhor mesmo é dar sequência aos estudos para construir uma carreira de sucesso. O médico que faz uma residência reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica têm direito a uma bolsa-auxílio durante os estudos, atualmente, no valor de R$ 3.330,43 ( valor referência de 2019).

Especialidades médicas mais procuradas

No topo da lista das especialidades médicas mais procuradas está a Clínica Médica ( 11,2%). A escolha da residência em clínica médica está muito atrelada ao fato de que ela é pré-requisito para várias outras áreas de atuação. 

Já na lanterna do ranking está a Genética Médica, com apenas 0,1% de especialistas. Além da questão do pré-requisito, outra fator que influencia no ranqueamento é a oferta de programas nestas áreas. Veja as cinco mais procuradas e as cinco menos procuradas conforme a pesquisa do Perfil do Médico Brasileiro, organizada pelo CFM.

  • Mais procuradas
    Clínica Médica (11,2%)
    Pediatria  (10,3%)
    Cirurgia Geral (8,9%)
    Ginecologia e Obstetrícia (8%)
  • Menos procuradas
    Medicina Esportiva (0,2)
    Medicina Legal e Perícia Médica (0,2)
    Cirurgia de Mão (0,2%)
    Radioterapia (0,2%)
    Genética Médica (0,1%) 

Como são as provas de residência médica?

As provas de residência médica não são direcionadas à área que você escolheu. Todas contêm temas gerais da graduação e abrangem as cinco áreas básicas da Medicina: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina Social.

Além da prova técnica, em média com 100 questões, são realizadas outras etapas como análise curricular e entrevista. O peso maior, entretanto, nestes casos é para a prova técnica. Porém, ocorrem diferenças entre as exigências entre as instituições. Por exemplo, a inclusão, em alguns casos, da prova prática.

Em alguns processos seletivos ela pode representar até 50% da nota e em outros nem mesmo existe. Por isto, é preciso estar bem preparado. Em geral, os editais de residência médica começam a ser divulgados pelas instituições no segundo semestre de cada ano.

Para começar a se inteirar dos concursos é bom que você tenha, desde o início da graduação, um contato com o que é cobrado nas provas e também para que faça um planejamento curricular. Você também pode dar uma conferida no sistema de provas do curso Revisamed. Lá você pode conferir provas por instituição, por ano e também questões comentadas por temas. Vale a pena conferir.

Você que já passou do meio-médico também pode se interessar em fazer um teste grátis do curso Revisamed. Um exemplo das aulas e de todo o material que o curso disponibiliza para a sua preparação para a residência médica.

Aqui no blog Você na Residência Médica você acompanhe notícias, editais, dicas e muito mais para você chegar à sua residência médica e ser aprovado. Quer saber mais sobre a Residência Médica? Então você vai gostar de ver o nosso Guia Completo da Residência. Dê uma olhada e comece desde já a se preparar para a escolha da especialidade e da instituição onde que fazer a sua carreira médica.