Carregando...

10 aplicativos da rotina médica, úteis para médicos e estudantes de medicina

Curso Revisamed lista 10 aplicativos para smatphone que podem otimizar a sua rotina médica. 

Veja a lista do Revisamed dos 10 aplicativos médicos que já fazem parte da rotina de médicos e estudantes. Não tem como negar que  tecnologia já faz parte da rotina médica. Uma série de aplicativos auxiliam os estudantes, da graduação ou no preparatório para a residência médica, e os médicos especialistas que têm ao alcance das mãos, APPs com as mais diversas funções.

 Conectado com os avanços da tecnologia médica, o Curso Preparatório para Residência Médica, Revisamed, preparou uma lista de dez aplicativos que não podem faltar em seu smartphone. A lista leva em conta os mais populares entre médicos e estudantes.

Para especialista em tecnologia e medicina, os APPs são uma ferramenta de enorme ajuda na rotina da profissão. Otimizam o tempo de trabalho e as consultas médicas, além de agilizarem nas tarefas burocráticas, que consomem muito mais do contato com o paciente ou com o aluno.

Na lista de APPs, o médico ou o estudante vai encontrar desde as calculadoras para saber a idade gestacional e doses de medicamentos a escalas padronizadas de protocolos. Existem também os aplicativos que servem de bulário, o que facilita a consulta dos efeitos adversos, apresentação, posologia e a dose máxima do medicamento.  

Ainda para os especialistas da área de tecnologia e medicina, embora os APPs sejam um avanço, não devem ser considerados a principal ferramenta de trabalho. Devem ser vistos como um auxílio, uma vez que nada substitui o raciocínio humano, o contato direito e o aprendizado de qualidade.

Confira a lista de aplicativos 10 aplicativos da rotina médica, úteis para estudantes e médicos

Este aplicativo traz a lista de genéricos de determinados medicamentos. É possível consultar uma lista completa, com todos os remédios similares, até a ficha técnica do fabricante, posologia, princípios ativos e concentrações. Aplicativo grátis e em português.

Neste aplicativo, o usuário encontra todos os medicamentos aprovados pela Anvisa. É possível ter acesso a bulas, descobrir os genéricos e similares disponíveis no mercado. Uma característica é o direcionamento de informações: profissionais de saúde e estudantes terão acesso às bulas voltadas para médicos e informações técnicas, enquanto pacientes acessarão bulas próprias para o público em geral e informações mais simplificadas. Aplicativo gratuito e em português.

O ProDoctor CID se apresenta como um facilitador da rotina dos médicos. O aplicativo permite a consulta da classificação de doenças. O usuário busca rapidamente qualquer doença através do seu código ou descrição, em qualquer nível. Além de ser gratuito, o aplicativo contém todos os códigos CID-10 atualizados e disponibilizados pelo DATASUS. O aplicativo poupa tempo e permite que doenças ou códigos mais utilizados sejam marcados como “favoritos” facilitando ainda mais a consulta.

O Medscape tem várias funcionalidades: notícias médicas e alertas de saúde mundiais que são atualizadas diariamente; artigos específicos para cada área; informações sobre segurança e prescrição de medicamentos de mais de 8.000 drogas; vídeos de procedimentos cirúrgicos. O aplicativo é gratuito, em inglês e considerado o mais usado pelos médicos.

O Epocrates é um app médico que tem um grande acervo de informações importantes. Apenas uma parte delas está disponível para download gratuito. Acesso ao banco total é pago. Além dos dados relativos aos medicamentos, a ferramenta também auxilia em funções como cálculo do IMC, LDL, anion gap e osmolaridade sérica, dentre outras funções.

  • Touch Surgery (Android e iOs) 

O passo a passo das cirurgias com excelente  qualidade gráfica. O aplicativo representa uma ajuda excelente para acadêmicos e residentes de cirurgia. Apendicectomia, colecistectomia, implante de próteses mamárias, colectomia e vários outros procedimentos podem ser aprendidos no app.

  •  World Health Organization Who (IOS e Android)

  O app da Organização Mundial de Saúde (World Health Organization) é recomendado para os profissionais que desejam estar por dentro das principais novidades da área da saúde, em âmbito mundial. Atualizações sobre pandemias, medicações e pesquisas estão disponíveis em inglês.

Cursos R! e R3 para residência

Calculadores Médicas

As calculadoras médicas reduzem o trabalho mental da aplicação das complexas fórmulas médicas. Otimizam o tempo e tornam mais prática a obtenção de resultados matemáticos a partir dos resultados de exames clínicos e laboratoriais. Ainda auxiliam na tomada de decisões sobre drogas, hidratação e reposições. Dentre as calculadoras mais utilizadas, além das embutidas no MedScape, Epocrates e GestaTools, merecem destaque a AxCalc, a CliniCalc e a MedCalc.

  • AxCalc –  (Android e iOs) 

Aprovada pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia, apresenta funções como taxa de gotejamento, conversor de unidades, sangramento admissível, correção aguda de sódio, reposição de jejum etc.

  • CliniCalc – (Android e iOs)

Opta por um enfoque mais amplo, indo além de uma mera calculadora médica. Sua grande variedade de conteúdo apresenta-se, na página inicial, separada por sistemas orgânicos. As ferramentas mais bem comentadas deste aplicativo são os diversos escores disponíveis, o cálculo de déficit hídrico, o manejo de infusão, a taxa de produção urinária, a variação no sódio sérico, a escala de coma de Glasgow clássica e pediátrica e o cálculo da área corporal.

  • MedCalc – (Android e iOs) 

Como a desvantagem de ser uma calculadora paga, ainda assim, é uma excelente ferramenta, em especial para aqueles que tendem a esquecer fórmulas como a do clearance de creatinina ou do cálculo da data provável do parto.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.