Medicina Baseada em Evidências

O curso Medicina Baseada em Evidências do MedicinAtual e Revisamed aborda a importância da utilização da melhor evidência científica para subsidiar a tomada de decisão clínica e a sua aplicabilidade no dia a dia profissional médico.

Medicina Baseada em Evidência

O curso é 100% prático e presencial - hands on - realizado em Laboratório de Informática onde o aluno, na prática, vai aprender a pesquisar em bases de dados da área médica, a formular as principais questões para a pesquisa, utilizando a estratégia de P.I.C.O (Pacientes, Intervenção, Comparação e Outcomes (resultados/desfecho).

O curso é realizado em Laboratório de Informática, no campus da FCMS-JF, a cada seis meses. O aluno vai aprender a elaborar a pergunta certa para a sua pesquisa, conhecer e pesquisa nas melhores plataformas de dados para interpretar e discutir os dados de maior relevância, para estabelecer a melhor conduta médica para a tomada de decisão clínica.

Através do conhecimento das ferramentas da Medicina Baseada em Evidências, o senso crítico desenvolvido ajuda nas tomadas de decisões clínicas mais assertivas e baseadas em fundamentos das melhores evidências científicas, aplicadas a cada situação clínica individualizada.

Pontua para o Processo Seletivo Unificado de Residência Médica de Minas Gerais de acordo com o último edital.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O conteúdo programático prevê a aplicação do método científico a toda prática médica, especialmente àquelas tradicionalmente estabelecidas que ainda não foram submetidas ao escrutínio sistemático científico.

  • Conceito de Medicina Baseada em Evidência
  • Qualidade da Informação e Ciênciometria
  • Tomada de decisão Baseada em Evidências
  • Tipologia e Delineamento de Estudos Fases da Pesquisa Clínica
  • Analise Crítica de Evidências Científicas
  • Testes Diagnósticos