Especialista destaca importância do diagnóstico precoce

No Dia Mundial de Combate a Tuberculose, saúde alerta para gravidade da doença

Comemorado em 24 de março, o Dia Mundial de Combate à Tuberculose tem objetivo de alertar a população sobre a doença. A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode atingir outras partes do corpo.

No mundo são registrados aproximadamente 9,6 milhões de casos todos os anos, sendo uma morte a cada 21 segundos. Segundo o último relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), a tuberculose é a doença infecciosa que mais mata jovens e adultos, ultrapassando o HIV/AIDS.

No Brasil, são notificados aproximadamente 67 mil casos novos e ocorrem 4,5 mil mortes em decorrência da doença (13 brasileiros morrem em média todos os dias de tuberculose).

FORMAS DE TRANSMISSÃO

A tuberculose pulmonar é transmitida de pessoa para pessoa pelo ar, quando um doente tosse, espirra, canta ou fala mais alto. A tosse com duração de 2 ou mais semanas é um dos sintomas principais, acompanhada ou não de febre ao final da tarde, suor noturno e emagrecimento.

Na vigência desses sintomas, é importante a pessoa procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa para ser avaliada.

A tuberculose continua um importante problema de saúde pública no Brasil. O dignóstico precoce é fundamental para quebrar a cadeia de transmissão. Neste sentido, vale lembrar o alerta do Ministério da Saúde: ‘tosse com duração de mais de duas semanas ou com presença de sangue no escarro é indicativo de alerta para procurar atendimento médico’.
Doutor Julio Abreu
Professor titular de Pneumologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Revisamed Preparatório para Residência Médica

FORMAS DE DIAGNÓSTICO

A realização do exame do escarro é uma das principais ações para o diagnóstico da tuberculose. Qualquer um pode adoecer por tuberculose, mas aqueles que vivem com o vírus HIV/AIDS, diabéticos, pessoas que convivem com doentes com tuberculose, pessoas em situação de rua ou privados de liberdade estão entre os grupos de maior risco de adoecimento.

A Tuberculose tem cura, o tratamento é gratuito e disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Para o êxito do tratamento, é importante que o paciente tome os medicamentos de forma regular (todos os dias) e no tempo previsto (mínimo de 06 meses).

ABANDONO DO TRATAMENTO

O abandono do tratamento é um dos principais desafios para o controle da tuberculose (o percentual de abandono em Minas Gerais foi de 9,5% em 2016, considerado elevado).

Trata-se de uma situação grave e pode levar o doente à morte, além de manter a transmissão da doença e ocasionar o aparecimento de bactérias mais resistentes aos medicamentos.

Por isso, é importante sensibilizar a comunidade a respeito da doença, já que o desconhecimento é um dos principais desafios para o seu controle.

A pessoa em uso correto dos medicamentos não transmite a doença após 15 dias de tratamento, aproximadamente.

TIRE SUAS DÚVIDAS

A Tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que afeta os pulmões, embora possa acometer outras partes do corpo.

A doença tem cura e o tratamento é disponível pelo SUS. O desconhecimento é um dos principais desafios para o seu controle.

Por isso, é muito importante sensibilizar a comunidade a respeito da doença. Tire suas dúvidas:

O que é tuberculose?

É uma doença causada por uma bactéria, transmitida pelo ar de pessoa para pessoa, quando um doente fala, tosse ou espirra. Atinge principalmente os pulmões, mas pode afetar também outros órgãos.

  • tosse persistente, com ou sem catarro, por mais de duas semanas, podendo ser acompanhada dos seguintes sintomas:
  • febre, geralmente no final do dia;
  • suor noturno;
  • emagrecimento;
  • falta de apetite;
  • cansaço;
  • dor no peito.
Como é feito o tratamento?

O tratamento é gratuito e deve ser feito por um período mínimo de 06 meses, sendo que os medicamentos devem ser tomados todos os dias e mesmo com a melhora dos sintomas o tratamento não pode ser interrompido.

O comparecimento as consultas mensais no posto de saúde e a realização dos exames de escarro e do teste HIV são fundamentais para o sucesso do tratamento.

Por isso é importante que um profissional de saúde acompanhe a tomada da medicação pelo paciente (tratamento diretamente observado).

A tuberculose tem cura se o tratamento for realizado até o final.

Como orientar os contatos?

Pessoas que convivem com um doente com tuberculose, na residência ou no trabalho, devem procurar um posto de saúde para avaliação.

Como prevenir a tuberculose?

A vacina BCG protege a criança contra as formas graves da doença. Além disso, manter os ambientes com luz solar e ventilação ajudam na prevenção da doença.

Importante: a melhor forma de evitar a transmissão da doença é fazer o tratamento de forma regular. Após 15 dias de uso dos medicamentos, a maioria dos pacientes com tuberculose não transmitem mais a doença.

Fonte: Ministério da Saúde | Secretária de Saúde de Minas Gerais | Sociedade Brasileira de Pneumologia