Carregando…

Em meio à pandemia, mundo celebra Dia Mundial da Saúde

dia mundial da saúde

O mundo celebra o Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril. O curso para Residência Médica Revisamed traz a informações sobre a data, neste ano, comemorada em meio à pandemia do coronavírus.

Um ano particularmente difícil para todos. Assim, o secretário-geral das Nações Unidas, Antônio Guterres, definiu o momento em mensagem especial sobre a data.  Essa data coincide com a data de criação da Organização Mundial de Saúde (OMS) no ano de 1948.

 O objetivo dessa celebração é despertar uma consciência mundial sobre a importância de diversos aspectos da saúde. A data é celebrada desde o ano de 1950 e, a cada ano, apresenta um tema a ser trabalhado. Em 2020, a data é dedicada aos profissionais de enfermagem e obstetrícia.

No entanto, no vídeo do secretário da ONU, a homenagem se estende a todos os profissionais de saúde que estão enfrentando a pandemia do coronavírus.

“Hoje, minha mensagem é para nossos profissionais de saúde – enfermeiras(os), parteiras(os), técnicos, paramédicos, farmacêuticos, médicos, motoristas, profissionais de limpeza, administradores e muitos outros – que trabalham dia e noite para nos manter seguros”, disse.

Guterres ressaltou a gratidão para com os profissionais da saúde, que estão trabalhando sem parar, colocando-se em risco, para combater os danos da pandemia. Veja a mensagem

A gratidão expressada pela ONU resume um sentimento praticamente universal em relação ao incansável trabalho dos profissionais da saúde.

No Brasil, os profissionais vêm recebendo uma série de homenagens de gratidão, seja com os “aplausaços” nas varandas e janelas ou mensagens nas redes sociais.

O curso para Residência Médica Revisamed aproveita esta data para também prestar  sua homenagem aos profissionais de saúde. Duas palavras resumem este momento: solidariedade e gratidão.

Ano Internacional de profissionais de Enfermagem e Obstetrícia

 A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) celebram em 2020 o ano internacional de profissionais de enfermagem e obstetrícia.

Designado pela Assembleia Mundial da Saúde de 2019, a data tem o objetivo de reconhecer o trabalho feito por enfermeiras, enfermeiros e parteiras em todo o mundo, bem como de defender mais investimentos para esses profissionais e melhorar suas condições de trabalho, educação e desenvolvimento profissional.

Segundo a OMS, o mundo precisa de mais 9 milhões de enfermeiras(os) e parteiras para atingir a meta de cobertura universal de saúde até 2030.

Nas Américas, a OPAS destaca que são necessários 800 mil profissionais de saúde a mais, incluindo pessoal de enfermagem e obstetrícia.

Definição de saúde pela OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. Diante disso, é importante destacar que a saúde não é responsabilidade de apenas um setor, sendo essencial a participação de diferentes setores da sociedade para que toda a população possa ter acesso a ela.

Veja o que diz a lei

É importante destacar que, segundo a Lei 8.080, de 1990, “a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício”.

Ainda, segundo a lei, “os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.”

Acompanhe o canal Você na Residência Médica do Revisamed e tenha todas as informações sobre as provas de Residência Médica, área médica, medicina e saúde. Leia também o artigo sobre o bônus para os estudantes que optarem por antecipar a graduação e atuar nas ações de combate ao coronavírus.

2 thoughts on “Em meio à pandemia, mundo celebra Dia Mundial da Saúde

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: