Sai edital Revalida 2020, mas CFM rechaça flexibilização de prova

jovns aguardam revalidação do diploma

Edital Revalida 2020 Icespe prevê a revalidação do diploma médico expedido por instituição estrangeira. Candidato pagará taxa de R$1.600. Prova terá 80 questões de múltipla escolha com valor de 1,25 cada. Quem fizer 60 pontos, ou seja 48 acertos, estará aprovado para revalidar o diploma. Inscrições começam dia 28/08 .

A prova da primeira etapa do Mais Revalida 2020 – um terceira e nova via para revalidação do diploma – será realizada no dia 1º de novembro de 2020, conforme edital publicado no Diário Oficial da União de quinta-feira, 20/08.

A divulgação do edital do Mais Revalida ocorre no momento em que o Conselho Federal de Medicina (CFM) vem, reiteradas vezes, defender o Revalida sem que ocorra a flexibilização do exame. O CFM  trabalha para garantir a qualidade e a segurança da boa assistência médica à população brasileira.

Como é o edital do Mais Revalida

O candidato à revalidação do diploma médico expedidos por instituições de ensino estrangeiras pagará uma taxa de R$ 1.600 pela primeira etapa do exame. As inscrições começam no dia 28 de agosto e vão até o dia 16 de setembro de 2020 e podem ser feitas pela plataforma do Instituto Nacional de Convalidação do Ensino Estrangeiro (ICESPE).

Segundo o edital Revalida 2020 Icespe, no ato da inscrição, o candidato deverá optar por um dos seguintes locais de prova: Boa Vista/RR, Palmas/TO, Santa Maria/RS, Petrolina/PE, Brasília/DF, São Paulo/SP.

O edital do Revalida 2020 Icespe dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos da 1ª edição do Mais Revalida 2020, implementados pelo ICESPE, tendo por finalidade principal “subsidiar os procedimentos de revalidação pelo rito ordinário de diplomas médicos expedidos por Instituições de Ensino Superior (IES) estrangeiras, conduzidos pela(s) instituições de ensino superior revalidadoras conveniadas com o ICESPE”.

Ainda segundo o edital, as instituições revalidadoras utilizarão o Mais Revalida como instrumento de apoio, que fomente aseus processos ordinários de revalidação de diplomas, em consonância com o disposto na legislação

Etapas do Edital Revalida 2020 – 1ª Edição

1ª Etapa: caráter classificatório

A primeira etapa, segundo o edital Mais Revalida será constituída de avaliação objetiva, composta por prova contendo 80 (oitenta) questões de múltipla escolha, referentes às cinco grandes áreas do exercício profissional da Medicina.

As áreas são as seguintes: Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia-Obstetrícia, Pediatria e Medicina da Família e Comunidade – Saúde Coletiva.

Estarão aptos a revalidar Diploma Médico expedido por instituições de ensino superior estrangeiras apenas os candidatos que obtiverem pontuação igual ou superior a 60 (sessenta) pontos na Prova Objetiva.

2ª etapa Realização de Estudos de Adaptação Complementares

A segunda etapa do Revalida 2020, na verdade é uma segunda chance para quem não alcançou a pontuação mínima. Esta etapa terá duração de 20 semanas e será realizada em instituições públicas de ensino superior conveniadas que tenham curso de Medicina reconhecido pelo Ministério da Educação.

Os estudos abordarão Atenção Básica em Saúde Pública Coletiva, visando à formação e aprimoramento do candidato nesta habilidade. Serão 400 vagas nesta etapa. Após a realização e aprovação dos Estudos de Adaptação Complementares, o candidato procederá à entrega dos documentos comprobatórios à IES Revalidadora para a conclusão dos procedimentos de revalidação do diploma médico.

Leia o edital na integra. Clique aqui

Edital Revalida 2020: VUNESP fará prova

Conforme o edital Rvalida 2020 Icespe, as provas serão elaboradas integralmente em Língua Portuguesa e o processo de Revalidação de Diploma Médico será organizado e coordenado pelo ICESPE, em parceria com a instituição revalidadora.

A prova caberá à Fundação VUNESP, detentora da autonomia didático-científica e da prerrogativa de proceder o ato administrativo de revalidação.

A VUNESP tem a expertise de uma série de concurso, residências médicas e provas de vestibulares de instituições como Unicamp, Unifesp e Santa Casa de São Paulo.

Maior número de questões para Medicina da Família e Comunidade

 A prova será composta por 80 (oitenta) questões de múltipla escolha, cada uma com quatro alternativas, contemplando as cinco grandes áreas do exercício profissional da Medicina, dispostas da seguinte maneira: 20 (vinte) questões de Clínica Médica, 10 (dez) questões de Clínica Cirúrgica, 10 (dez) questões de Ginecologia-Obstetrícia, 10 (dez) questões de Pediatria e 30 (trinta) questões de Medicina da Família e Comunidade – Saúde Coletiva

 A prova objetiva tem valor total de 100 (cem) pontos, sendo atribuído a cada questão o valor de 1,25 (um inteiro e vinte e cinco décimos) pontos. Será considerado aprovado na Prova Objetiva – 1ª etapa o candidato que alcançar a nota igual ou superior a 60 (sessenta) pontos, estando apto à revalidação do diploma.

Ainda segundo o edital Revalida 2020, o candidato terá cinco horas para fazer a prova – das 13h às 18h. A lista preliminar com os candidatos aprovados na primeira etapa será divulgada dia 25 de novembro. Passadas o período de recursos, o resultado final estará disponível no dia 08 de dezembro.

Estudos de Adaptação Complentares de Revalidação de Diplomas em IES

O candidato que não obtiver nota igual ou superior a 60 ponto na primeira etapa, poderão se inscrever, caso tenha interesse, em Realização de Estudos de Adaptação Complementares de Revalidação de Diplomas em IES conveniadas que ofertem curso de Medicina reconhecido pelo Ministério da Educação.

São limitados em 400 (quatrocentos) candidatos, classificados em ordem decrescente, de acordo com a pontuação obtida na  Prova Objetiva. Em caso de empate, serão classificados todos os candidatos que obtiverem a mesma nota. A inscrição para os Estudos de Adaptação ocorrerão entre 09 de dezembro de 2020 até 09 de janeiro de 2021.

Neste caso, os candidatos também pagarão taxa e terão que ter o atestado de suficiência da instituição para a revalidação do diploma. Todas as regras, prazos, valores e demais informações pertinentes à 2ª Etapa – Estudos de Adaptação Complementares de Revalidação de Diplomas serão divulgados em edital específico, a ser divulgado em data provável de 08 de dezembro de 2020, na Plataforma ICESPE Revalida e no Diário Oficial da União.

Cronograma do edital Mais Revalida 2020


EVENTO                                                                                                
PERÍODO
Período de inscrição                                                                    28/08 a 16/09/2020
Prazo final para pagamento do boleto de inscrição e envio dos documentos para atendimento especial                                                                                                  17/09/2020
Divulgação da lista de inscrições deferidas                                                    30/09/2020
Período para solicitação de retificação para candidatos cujo nome não constar na lista de inscrições deferidas ou com erros ortográficos e inconsistência de dados        01 a 02/10/2020
Divulgação da lista retificada de candidatos com inscrição deferida e aptos a realizar a 1ª Etapa – Prova Objetiva, caso haja            07/10/2020
Divulgação do resultado de solicitação de atendimento especial e convocação para a Prova Objetiva – 1ª Etapa                                                                                               20/10/2020
Aplicação da 1ª Etapa – Prova Objetiva                                                                                         01/11/2020                                         
Divulgação do gabarito, caderno de provas                                                    0411/2020
Período para interposição de recurso contra gabarito e questões de prova   05 a 06/11/2020
Divulgação do resultado do recurso contra o gabarito e questões da prova objetiva e do resultado preliminar dos candidatos aprovados na Prova Objetiva – 1ª Etapa, e espelho da Folha de Respostas do candidato.       25/11/2020
Período para interposição de recurso referente ao resultado da Prova Objetiva – Etapa 26 a 27/11/2020
Divulgação do resultado da interposição de recurso referente ao resultado da Prova Objetiva – 1ª Etapa   08/12/2020
Divulgação do resultado definitivo dos candidatos aprovados na Prova Objetiva – 1ª Etapa 08/12/2020
Período de escolha da IES revalidadora para candidatos aprovados na Prova Objetiva – 1ª Etapa19/12/2020 a 04/01/2021
Publicação de edital com as regras para inscrição e realização de Estudos de Adaptação Complementares de Revalidação de Diplomas – 2ª Etapa 08/12/2020
Período para inscrição e escolha da IES para Realização de Estudos de Adaptação Complementares de Revalidação de Diplomas – 2ª Etapa, para candidatos reprovados na Prova Objetiva – 1ª Etapa       09/12/2020 a 09/01/2021

CFM divulga nota em defesa de avaliação adequada de competências

Uma das últimas manifestação do Conselho Federal de Medicina ocorreu em agosto, quando o CFM alertou para a movimentação para a flexibilização do exame para a revalidação do diploma de médicos formados em instituições estrangeiras.

Na ocasião, o CFM divulgou nota esclarecendo seu posicionamento favorável ao Revalida, porém, alertando para a ameaça à adequada avaliação de competências, habilidades e atitudes no exercício da medicina por parte de detentores de títulos obtidos no exterior.

Em nota, o CFM reafirmou ser inflexível quanto a obrigatoriedade de que, para exercer a medicina no Brasil, qualquer médico deve ter diploma revalidado, estar registrado nos Conselhos de Medicina e ser portador de CRM.

Divulgação de edital considerada inesperada

Para especialistas, a divulgação do edital do Revalida 2020 do Icespe foi inesperada. Isto porque trata-se de uma instituição nova, que se propõe ser uma terceira via para a revalidação dos diplomas, através das parcerias com instituições de ensino superior públicas.

Até então, a revalidação do diploma era feita pela própria instituição que se enquadra na legislação, como é o caso da Universidade Federal do Mato Grosso, cujo processo já iniciado foi suspenso em função da pandemia, e através do INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, ligado ao Ministério da Educação. Tanto que este processo independente usa o nome de Mais Revalida.

Por outro lado, a prova está a cargo da Vunesp, empresa que faz aplicação de provas em vários concursos no Brasil, inclusive, residência médica. No entanto, os especialistas analisam que o espectro do conteúdo previsto no edital Revalida 2020 Icespe é menor do que o cobrado nas outras provas do Revalida, não havendo também a exigência de prova prática.

Já em relação à segunda fase do concurso com 400 vagas, os analistas afirmam que é preciso esperar um pouco mais pela divulgação do segundo edital.

Está se preparando para o Revalida? Então acompanhe o blog Você na Residência Médica e fique bem informado. O Revisamed também prepara você para as provas do Revalida. Conheça nossos cursos.

2 thoughts on “Sai edital Revalida 2020, mas CFM rechaça flexibilização de prova

Fechado para comentários.