Coronavírus: leia artigo “Da China para o mundo”

Qual a cronologia da epidemia do coronavírus? E a apresentação clínica da doença (Covid-19)? Como são a evolução, os sintomas e as formas de prevenção? Teremos um controle desta epidemia do coronavírus?

Estes e outros temas são tratados no artigo Da China para o mundo. O artigo foi publicado pelo médico pneumologista Júlio Abreu, na coluna Fala Quem Sabe do Jornal Tribuna de Minas, edição do dia 16/02/2020.

Coordenador médico educacional do curso para Residência Médica Revisamed, Júlio Abreu destaca que “os quadros (da doença) podem variar desde uma forma assintomática, ou com tosse discreta, até um quadro com pneumonia grave e insuficiência respiratória aguda, que pode levar ao óbito”.

Leia abaixo a íntegra do artigo

Da China para o mundo

No dia 31 de dezembro de 2019, as autoridades sanitárias chinesas comunicaram uma série de casos de pneumonia na cidade de Wuhan, na província de Hubei. Era o início da mais recente epidemia que, rapidamente, se alastrou pela China e que já se espalhou para vários países.

Essa doença foi associada a um coronavírus que, em 11 de fevereiro de 2020, foi denominado SARS-CoV-2, sendo que a doença, causada por esse vírus, passou a ser denominada Covid-19.

A apresentação clínica da Covid-19 é a de uma virose respiratória aguda febril, extremamente semelhante à uma gripe. No entanto, a denominação “gripe por coronavírus” não deve ser empregada, pois a gripe é causada por uma outra espécie de vírus, o influenza.

Os sintomas presentes na Covid-19, em intensidade variável, são: coriza, congestão nasal, espirros, tosse, catarro, falta de ar e febre. Os quadros podem variar desde uma forma assintomática, ou com tosse discreta, até um quadro com pneumonia grave e insuficiência respiratória aguda, que pode levar ao óbito.

A maioria dos casos não evolui para a forma grave. Os últimos dados apontam em torno de 60.000 casos diagnosticados na China com aproximadamente 1.400 mortes, o que corresponde a 2,3% do total de casos (dados referentes a 14/02).

A transmissão entre humanos se dá por gotículas respiratórias inaladas ou, mais comumente, através de contato das mãos com superfícies contaminadas com o SARS-CoV-2 e posterior contato com olhos, nariz e/ou boca.

A prevenção, portanto, é a mesma de outras doenças, como a gripe e o sarampo, que possuem mecanismo de transmissão semelhante, ou seja, isolar os doentes, se possível, e higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel.

Há previsão de produção de uma a vacina contra o SARS-CoV-2 para meados de 2021.

Julio Abreu medico pneumologista fala sobre a epidemia do coronavirus
Júlio Abreu é médico pneumologista e leitor convidado

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário e acompanhe o Blog Revisamed para acompanhar todas as notícias e informações relativas à área médica e à residência médica.

One thought on “Coronavírus: leia artigo “Da China para o mundo”

Fechado para comentários.