Brasil tem 500 mil médicos, revela demografia 2020

Estudo Demografia Médica realizado em 2020 revela que o número de médicos no Brasil ultrapassou a 500 mil
Demografia médica revela quantos médicos tem no Brasil: 500 mil

8 minutos

Quantos médicos tem no Brasil? De acordo com o estudo Demografia Médica Brasileira 2020, são 500 mil médicos no país. Portanto, a razão de médicos por habitantes é de 2,38 médicos para cada mil habitantes.

Trata-se do maior quantitativo e da maior densidade de médicos  já registrados. Os dados apurados em 2020 são revelados em meio à maior crise da saúde mundial com a pandemia do novo coronavírus, onde o médico e os demais profissionais da saúde estão na linha de frente. 

Na última década, de 2010 a 2019, 179.838 novos médicos entraram no mercado de trabalho.O grande crescimento da força de trabalho médico no país é atribuído ao maior número de vagas nas escolas médicas existentes e à abertura de novos cursos de Medicina.

Número de médicos cresce 5 vezes mais do que o da população

Como você pode ver, os números evoluíram muito nos últimos anos. Para se ter uma ideia, o número de médicos cresceu cinco vezes mais do que a população em 100 anos.

No entanto, ainda persistem algumas situações críticas como a concentração de profissionais em algumas regiões, o aumento de vagas e cursos de graduação e a ociosidade em vagas de residência médica.

Todos estes dados fazem parte do estudo Demografia Médica do Brasil, uma publicação do Conselho Federal de Medicina e da Universidade de São Paulo (USP).

Pelos dados, em novembro de 2020, o número de registro de médicos junto aos Conselhos Regionais de Medicina chegava a 547.344. A diferença de 47.344 se devia a médicos registrados em mais de um conselho em estados diferentes, o que é previsto em lei.

 Pela tabela a seguir é possível verificar o forte crescimento do número de médicos, especialmente nos últimos 50 anos. Confira:

Quanto médicos teremos em 2024

Para você que ainda vai se formar em Medicina , ou seja está ainda no ciclo básico, é importante saber que a Demografia Médica 2020, com base nas projeções, prevê a continuidade do crescimento do números de médicos no mercado de trabalho.

Portanto, de acordo com os estudos, em 2024 estarão formando mais 31.849 novos médicos, o que corresponde às vagas ofertadas  nos cursos de Medicina em 2017. Ou seja, após seis anos do curso, mais este total de profissionais estará no mercado.

O estudo faz um comparativo, que reforça o maior número de profissionais: os mais de 31 mil que se formarão em 2024 é mais do que o dobro do número de médicos que se registram nos CFM em 2021.

Medicina cada vez mais jovem e feminina

A Medicina está cada vez mais jovem e feminina é o que afirma o estudo da Demografia Médica 2020. Embora os homens ainda sejam maioria, o número de médicas vem crescendo a cada ano.

Demografia médica revela Medicina cada vez mais jovem e feminia
Medicina está cada vez mais jovem e feminina

Em 2020, os homens representavam 53,4% e as mulheres 46,6%. Porém, em 2015, os homens somavam 57,5 % e as mulheres 42,5%. Há 30 anos, em 1990, as mulheres eram 30,8%. Portanto, fica claro que as mulheres estão cada vez mais ocupando os espaços na Medicina.

Já em relação à idade, o estudo mostra que nos grupos mais jovens, em 2020, as mulheres já são maioria: representam 58,5% entre os médicos até 29 anos. De 30 a 34 anos, as médicas são 55,3%. Entre 35 e 39 anos, há um equilíbrio: as mulheres são 49,7%.

Os médicos homenas aparecem em maior número nas faixas etárias posteriores. Confira a tabela:

Distribuição de médicos segundo idade e sexo 2020

Série histórica revela feminilização da Medicina

Na tabela abaixo, você pode conferir que ao longo do último século, há um processo de feminilização da Medicina. Portanto, em 1910, eram 22,3% de mulheres contra 77,7 % de homens. Até 1960, a presença masculina cresceu, chegando à proporção de 87% homens contra 13% das mulheres. De lá para cá, as mulheres ganharam terreno atingindo a proporção de hoje. Confira a tabela.

Evolução do número de médicos entre 1910 e 2020

Desigualdades na distribuição de médicos ainda persiste fortemente

O estudo do CFM e USP de 2020 confirmou, mais uma vez, um dos maiores problemas da assistência médica no país: a distribuição dos profissionais regionalmente.

Embora no geral a gente tenha um percentual de 2,38 médicos por mil habitantes, quando é feito o recorte regional a situação muda muito.

A região Norte tem uma taxa de 1,30 médicos por mil habitantes, 43% menor que a média nacional, enquanto a região Nordeste, a taxa é de 1,69.

Juntas, Norte e Nordeste têm os piores indicadores do Brasil:

Razão de médicos por mil habitantes

Em nenhum estado média é menor que um

Pela primeira vez, nenhum estado brasileiro apresentou média menor do que 1 médico para cada mil brasileiros.

Todavia, Maranhão com 1,08 e Pará com 1,07 são os estados com a menor proporção médicos/população.

A concentração dos profissionais continua sendo nas grandes capitais e na região Sudeste. Ou seja, sete das 27 unidades da federação têm a maior concentração de médicos: mais de 2,50 por mil habitantes.

Nas regiões, depois do Sudeste, cuja concentração é de 3,15, vem o Centro-Oeste com 2,74. Entre as unidades da Federação, o Distrito Federal tem a maior concentração de médicos, 5,11 , seguido de Rio de Janeiro, 3,70 e São Paulo com 3,20.

Além disso, dentro das regiões, existem discrepâncias entres os estados como, por exemplo, Tocatins com 2,01 e Amazonas 1,30.

Na proporção de médicos x população reforçam-se as desigualdades. O Nordeste, por exemplo, tem 27,2% da população brasileira e somente 18,4% dos médicos.

Sudeste agrupa mais da metade dos médicos do país

Por outro lado, a região Sudeste agrupa mais da metade dos médicos brasileiros: 53,2% que atendem 42,1% da população.

Na proporção de capitais x interior a distribuição também é irregular, revela o estudo. Em resumo, a proporção em todas as capitais fica em 5,65 médicos por habitantes e os municípios do interior têm 1,49 médicos por mil habitantes.

Distribuição de méicos por capitais, municípios do interior e regiões 2020

Médicos especialistas são a maioria no Brasil : 61,4%

Além disto, o estudo de Demografia Brasileira aborda também a quantidade de médicos especialistas. No total, o Brasil tem 293.064 médicos com um ou mais títulos de especialista, o que corresponde a 61,4%.

Isso levando em conta o quantitativo de 478.010 médicos em atividade em janeiro de 2020. Portanto, são 184.946 médicos generalistas.O estudo considera 55 especialidades médicas reconhecidas pelos órgãos reguladores.

Mais de 61% dos médicos no Brasil tem pelo menos um título de especialista.
Especialistas são a maioria: quase 62% tem um ou mais títulos

Quatro especialidades concentram 40% dos especialistas

Em relação às especialidades com maior número de profissionais, o estudo, em resumo, revelou o seguinte:

  • Clínica Médica – 11,3%
  • Pediatria          – 10,1%
  • Cirurgia Geral  –  8,9%
  • Ginecologia     –   7,7%
  • Anestesiologia –   5,9%
  • Med. Trabalho –   4,6%
  • Ort. Traumato  –   4,1%
  • Cardiologia      –   4,1%
  • Oftalmo            –   3,6%
  • Rad.Diag. Im    –   3,3%

Portanto, as quatro primeiras especialidades, ou seja, Clínica Médica, Cirurgia Geral  – que são pré-requisitos para cursar Residência Médica em outras áreas – Pediatria e Ginecologia detêm, juntas, quase 40% dos especialistas.

Contudo, somando as seis seguintes, as dez especialidades com maior número de profissionais representam 63,6% de todos os títulos.

No post sobre as Especialidades Médicas detalhamos mais a fundo tudo o que você precisa saber sobre as especialidades médicas, números de profissionais ativos e onde se concentram. Portanto, não deixe de ler o artigo.

Outro tema que você certamente vai gostar é sobre a  Residência Médica no Brasil. Qual o cenário atual? Como está a evolução de vagas? Por que ainda sobram vagas?. Leia nosso artigo Saiba onde estão as vagas de Residência Médica no Brasil.