Saiba como montar um roteiro de estudos produtivo em 6 passos

como montar um roteiro de estudos em seis passos. Na foto, estudante de medicina

Diante da pandemia, tanto escolas quanto universidades, adotaram o ensino à distância como um método para evitar a paralisação das aulas. 

Porém, ao levar em consideração a nova rotina, é muito comum que a produtividade diminua, principalmente pela falta de organização.

Assim como em qualquer fase da vida, ter um objetivo definido junto a um planejamento coerente, é crucial para conseguir resultados satisfatórios

Neste artigo, é possível encontrar 6 dicas de como criar uma rotina de estudos produtiva e assim conseguir adquirir o máximo de conhecimento possível.

  1. Separe um horário para os estudos

Querendo ou não, as atividades do dia a dia, geralmente tem um horário pré-definido para acontecer. Por exemplo, temos um horário de trabalho em um empresa, um horário de almoço, horário das aulas na escola ou na faculdade.

Nos estudos não poderia ser diferente, mesmo não sendo presencial ou estudando por conta própria, é necessário definir horários para dedicar-se aos estudos.

Quando criamos um cronograma de estudos, com os dias e horas de estudo, a mente pode focar melhor, pois entende que aquele momento é para estudo.

  1. Faça um cronograma por matéria

Além de fazer um cronograma de estudos para priorizar o horário de estudos, é interessante fazer por matéria também, organizando em formato de cronograma com todas as matérias.

Por exemplo: gaste mais tempo estudando os assuntos que mais tem dificuldade e assunto que geralmente demandam aprofundamento, assim você vai ter mais tempo para entender sobre o assunto e tirar suas dúvidas.

Para estudantes de odontologia, por exemplo, que precisam estudar diferentes procedimentos técnicos, ter um dia para cada matéria faz diferença. Então, esse estudante pode organizar as terças para estudar sobre tratamento de canal em Endodontia e as quintas para estudar sobre aparelho ortodôntico transparente em Ortodontia.

  1. Tenha um lugar adequado para estudar

Bom, agora que o horário está definido o cronograma com as matérias está definido, o calendário acadêmico está quase pronto, faltando somente definir onde estudar. 

É importante procurar um espaço reservado os estudos, pois escolher qualquer ambiente que possa ter barulhos ou pessoas que possam tirar a sua atenção, de nada adianta o esforço aplicado para separar os seus horários de estudos. 

É importante escolher ambientes que possam favorecer a concentração, trazendo as seguintes características:

  • Iluminação apropriada;
  • Uma boa ventilação para manter o ambiente arejado;
  • Possuir uma mesa e cadeira com uma estrutura confortável;
  • Materiais essenciais disponíveis e de fácil acesso;
  • Acesso à internet para pesquisar ou tirar dúvidas;
  • Um lugar que não tenha ruídos para não te distrair.
  1. Evite distrações 

Conforme dito anteriormente, separar um lugar para estudar é muito importante, no entanto, mesmo em lugares adequados para estudos, distrações como celular, internet ou qualquer outra coisa podem prejudicar o período de estudos.

Deixar o celular no silencioso ou até mesmo desligar é importante para evitar distrações. E se quiser ouvir música, prefira as que facilitam a concentração, como músicas instrumentais, por exemplo, pois músicas cantadas podem prejudicar o momento de estudos.

  1. Cuide do seu corpo

Uma rotina de estudos exige muita energia, principalmente quando todas as atividades não se tornaram hábitos, e de certa forma tudo isso exigirá bastante do corpo.

O fato de estar em constante sobrecarga intelectual aumenta ainda mais a necessidade de cuidar da saúde. 

Praticar exercícios físicos e ter bons hábitos alimentares, são as grandes âncoras para garantir energia e disposição para realizar todos os estudos e exames. 

Além disso, cuidar da saúde bucal também é essencial, até uma dor de dente é capaz de tirar a atenção e diminuir a produtividade.

Para pacientes que utilizam aparelho ortodôntico, é crucial não deixar de cuidar e realizar manutenções com o ortodontista responsável para prevenir dores. Em casos de recuperação após extração de dente, também é imprescindível manter os cuidados necessários para que a recuperação não prejudique os estudos.

  1. Realize pausas

A ideia de estudar incessantemente sem momentos de descanso mais sobrecarregam o corpo do que trazem resultados positivos, por isso, parar e descansar é tão importante quanto seguir a risca o cronograma.

O importante é manter o equilíbrio, 30 minutos após o término de cada aula ou após a realização de exercícios podem fazer a diferença.

Esse tempo deverá ser usado para descanso, podendo ser aproveitado para beber um copo da água, comer alguma fruta e socializar com a família; e assim logo após o tempo de descanso voltar mais disposto e conseguir ganhar fôlego para voltar aos estudos

Por fim, assim como em qualquer área importante da vida, para que a rotina de estudos dê certo e obter resultados satisfatórios, é importante não se esquecer de definir as metas e objetivos com extrema clareza.

Criar um planner para acompanhar diariamente todos os avanços também faz diferença para assim saber se os esforços estão levando cada vez mais perto do seu objetivo.

Ao seguir as dicas apresentadas neste artigo, o estudante pode adquirir mais disciplina, mais organização e trabalhar o desenvolvimento com foco e determinação. Conteúdo produzido por Dayane Goes, redatora do Clínica Ideal.