Carregando…

Como é a Residência Médica no Hospital Albert Einsten

residencia medica albert einsten

Que tal fazer a sua residência médica no Albert Einsten? Você já sabe que uma das dicas do curso Revisamed na hora de escolher a residência é a qualidade da instituição. E, entre os hospitais referência no Brasil, um que, sem dúvidas, interessa aos estudantes de Medicina é o Einsten. Afinal, o hospital Albert Einsten é considerado uma das melhores instituições médicas latino-americanas.

Portanto, para você que deseja fazer a residência médica no Einsten, o Revisamed preparou este artigo para mostrar tudo o que é exigido, as especialidades médicas, como são as provas, entre outras informações importantes.

Como você já sabe também os editais de residência médica começam a ser divulgados no segundo semestre. Embora possa haver alguma atraso neste ano em função da pandemia do novo coronavirus, por enquanto as instituições ainda não se manifestaram sobre qualquer mudança.

Para reunir estas informações, o Revisamed tomou como base o último edital de residência do Albert Einsten, divulgado em setembro de 2019 para as vagas oferecidas neste ano (2020).

Para começar é importante que o candidato saiba que será avaliado em duas fases:

1ª Fase: Prova Escrita Objetiva

2ª Fase: parte 1: Prova Prática

parte 2: Análise de Curriculum Vitae/Entrevista

Programas de Residência Médica com acesso direito

Os programas de residência médica oferecidos pelo Albert Einsten, no último concurso, foram os seguintes:

ProgramasDuração Vagas
Anestesiologia32
Cirurgia Geral31
Clínica Médica22
Ginecologia/Obstetrícia36
Medicina de Emergência22
Medicina de Família e Comunidade34
Neurologia33
Ortopedia/Traumatologia32
Patologia Clínica e Medicina Laboratorial31
Pediatria34
Radiologia e Diagnósticos por Imagens36
Dados referentes ao edital publicado em 2019 para os Programas de Residência 2020

A prova para os programas de residência do Einsten 2020 com acesso direto (tabela acima) contou com 75 (setenta e cinco) questões de múltipla escolha, com 5 alternativas para resposta e somente uma correta.

O conteúdo programático cobrado referiu-se ao conteúdo do curso de graduação nas especialidades de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Preventiva e Social e Pediatria.

Programas de Residência Médica com pré-requisito

Outro programa de Residência Médica oferecido pelo Albert Einsten é o de Medicina Intensiva, com cinco vagas e duração de dois anos. Para esta especialidade o pré-requisito exigido era Cirurgia Geral, Clínica Médica, Anestesiologia, Infectologia ou Neurologia.

Programas com pré-requisito em Clínica Médica
ProgramasDuração Vagas
Oncologia Clínica34
Cardiologia22
Geriatria22
Hematologia e Hemoterapia23
Nefrologia23
Dados referentes ao edital publicado em 2019 para os Programas de Residência 2020
Especialidades com pré-requisito em Pediatria:
ProgramasDuraçãoVagas
Medicina Intensiva Pediátrica22
Neonatologia22
Dados referentes ao edital publicado em 2019 para os Programas de Residência 2020
Especialidades com pré-requisito em Cirurgia Geral
ProgramasDuraçãoVagas
Cirurgia Vascular22
Urologia23
Dados referentes ao edital publicado em 2019 para os Programas de Residência 2020
Especialidades com pré-requisito em Hematologia e Hemoterapia
Programa de ResidênciaDuração Vagas
Transplante de Medula Óssea12
Dados referentes ao edital publicado em 2019 para os Programas de Residência 2020
Prova Prática para Residência Médica do Albert Einsten

Conforme estabelecido no último edital do Hospital Israelita Albert Einsten o conteúdo cobrado na prova prática é o mesmo da primeira fase, nos diferentes programas.

A prova prática da residência do Einsten avalia com a mesma ênfase a maneira com que esses conteúdo são integrados às competências pessoais não cognitivas desejáveis ao médico que ingressa ao Programa de Residência Médica.

Por esse motivo, durante essa avaliação, além dos conteúdos
teóricos, competências práticas consideradas essenciais para seu desempenho como médico, o trabalho em equipe, comunicação, ética e empatia serão considerados
“, informa o edital.

Questões para acesso direto e para acesso com pré-requisito

A prova para Programas de Acesso Direto na residência do Einsten será composta por quatro estações, com 10 minutos de duração cada, incluindo nesse tempo leitura do caso e realização de tarefas específicas.

A prova para programas com Pré-Requisito (com EXCEÇÃO do Programa de Transplante de Medula Óssea) é composta por 03 (três) estações com 10 minutos de duração cada, incluídos nesse tempo leitura do caso e realização de tarefas específicas, intercalada por uma entrevista com análise de currículo enviado, com 10 minutos de duração.

Interação com “pacientes”, habilidades e competências cognitivas

Nas estações, o candidato poderá interagir com pacientes padronizados (atores), profissionais de saúde ou simuladores. Espera-se do candidato à residência no Einsten atuação de forma semelhante à sua prática, demonstrando habilidades e competências não cognitivas.

Seu desempenho será avaliado por UM examinador através de checklist estruturado e escala de competências, distribuídos na seguinte proporção: 30% aspectos técnicos e 70% competências não cognitivas. A nota final da prova prática será computada através da média de todas as estações, que possuem igual valor (0-100).

A prova prática que constitui a segunda fase para o Programa de Transplante de Medula Óssea será composta apenas por uma
questão específica
relacionada ao conteúdo programático, com duração de 10 minutos.

Análise do curriculum e entrevista

Conforme o edital dos programas de residência médica do Albert Einsten , a entrevista e análise de Curriculum Vitae ocorrem no mesmo dia da prova prática.

Todos os candidatos habilitados para esta fase (candidatos dos Programas com Pré-requisito) deverão entregar no dia e horário
de sua prova prática a documentação referente ao currículo.

Para os candidatos em Programas com Acesso Direto para a residência médica do Albert Einsten não são realizadas entrevistas.

Hospital Albert Einsten uma das melhores instituições médicas latino-americanas

Alémde ser considerado uma das melhores instituições médicas latino-americanas, o Hopsital Albert Einsten configura-se como um complexo de saúde cujo foco de atuação está nas áreas da medicina de alta complexidade.

Por isto, se tornou referência na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças na área da cardiologia, oncologia, ortopedia, neurologia e cirurgia.

Portanto, se você quer fazer parte desta organização é preciso estar muito bem preparado. A concorrência é grande. O curso Revisamed oferece o melhor curso preparatório para a residência do Einsten e de todas as grandes instituições do país, como o mais moderno formato de estudo.

Acompanhe nosso canal Você na Residência Médica e fique bem informado sobre os editais de cada insitutição do país para você passar nas provas e conquistar a vaga dos seus sonhos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: