Enare 2021: 405 vagas de residências médicas, uni e multiprofissional

esudante que vão participar do processo seletivo enare para residecia medica, uni e multiprofissional

Estão abertas as inscrições para a 1ª edição do Enare/Ebserh 2021 (Exame Nacional de Residência), coordenado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao MEC, que faz a gestão de 40 hospitais universitários federais.

São 405 vagas destinadas as áreas da Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Odontologia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Psicologia, Física Médica, Assistência Social e Fonoaudiologia. As inscrições podem de ser feitas pela internet até o dia 14 de dezembro de 2020. A primeira etapa do processo do Enare 2021 está prevista para o dia 10 de janeiro de 2021.

O que é o Enare/Ebserh

Mas, afinal, o que é o Enare Ebserh? O Enare é um processo seletivo centralizado que se assemelha aos já conhecidos PSUs – processos seletivos unificados para residências médicas – a exemplo do PSU de Minas Gerais ou do SUS-SP. Porém, no Enare além da residência médica, são contemplados processos seletivos de residência em outras áreas da saúde – residências Uni e Multiprofissional.

O Enare 2021 foi lançado pelo MEC e Ebserh com o objetivo unificar esse sistema para tornar o ingresso como residente mais padronizado, já que atualmente cada hospital e universidade realiza a sua própria seleção. Entres as vantagens do Enare Ebserh, segundo o MEC, estão a menor possibilidade de vagas ociosas nas universidades federais, menor burocracia para realização e um processo de acesso mais democrático aos participantes.

Para esta primeira edição, participam do Enare Ebserh oito hospitais universitários federais e um hospital militar. São eles:

  • Campo Grande (Humap-UFMS/Ebserh – Campo Grande (MT)
  • HU-UFPI/Ebserh – Teresina (PI)
  • Hupes-UFBA/Ebserh – Salvador (BA))
  • HU-UFS/Ebserh – Aracaju (SE)
  • HUL-UFS/Ebserh – Lagarto (SE)
  • HUGV-Ufam/Ebserh – Manaus (AM)
  • HDT-UFT/Ebserh – Araguaína (TO)
  • HU-UFSCar/Ebserh – São Carlos (SP)
  • Hospital da Força Aérea Brasileira (HFAB) – Rio de Janeiro (RJ)

Das 405 vagas, 304 vagas são para 41 especialidades médicas. Já para a Residência Uniprofissional foram disponibilizadas oito vagas, entre enfermeiros e físicos médicos. A Residência Multiprofissional dispõe de 93 vagas, que incluem enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, odontólogos, nutricionistas e profissionais de Educação Física.

Como será a prova para a residência médica Enare/Ebserh 2021

Para a rediência médica, o Enare/Ebserh 2021 será realizado em uma fase, com 2 duas) etapas:

  • 1ª ETAPA – Exame escrito – objetivo , com 90% da nota final. Etapa obrigatória de caráter eliminatório e classificatório;
  • 2ª ETAPA – Análise curricular – com 10% da nota final. Etapa obrigatória de caráter classificatório.

Programas de residência médica com Acesso Direto

A prova teórico-objetiva será constituída de questões de múltipla escolha, cada uma delas com 05(cinco) alternativas, sendo apenas 01(uma) correta. Para o programa de residência médica com acesso direto serão 100 questões objetivas, abordando temas compatíveis com as exigências da terminalidade do curso de graduação em Medicina, conforme estabelecido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (MEC 2014) acerca de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia e Medicina Preventiva e Social, sendo 20 itens de cada área de conhecimento.

A nota final da 1ª etapa será a soma aritmética dos pontos obtidos no exame escrito (objetivo). Estarão classificados para a 2ª etapa (análise curricular) os candidatos que alcançarem no mínimo 50,0 (cinquenta) pontos no exame da 1ª etapa.

Programas de Residência Medica Pré-Requisito

Para os Programas de Residência Médica com Pré-requisito e dos Programas de Residência Médica Ano Adicional/Área de Atuação, com 80 questões objetivas, abordando temas compatíveis ao programa de residência médica na área específica, distribuída de acordo com a área do pré-requisito exigido. Cada questão terá o valor de 1,25 ponto, totalizando o máximo de 100,0 pontos.
A nota final da 1ª etapa será a soma aritmética dos pontos obtidos no exame escrito (objetivo).

Como será a prova para a residência Uni e Multiprofissional Enare/Ebserh 2021

O Enare/EbserhResidência Multi também será realizado e unica fase com duas etapas. A primeira exame escrito objetivo e a segunda com a análise curricular, com peso de 90% e 10% na nota final respectivamente. Ambas etapas são obrigatórios, eliminatórios e classificatórias. A prova teórico-objetiva será constituída de questões de múltipla escolha, cada uma delas com 05(cinco) alternativas, sendo apenas 01(uma) correta.

O Exame Escrito (Objetivo), de caráter eliminatório e classificatório, é obrigatório para os Programas de Residência em Área Profissional da Saúde (uni e multiprofissionais), e será constituído de 20 questões objetivas comuns às profissões de saúde e 40 questões específicas da profissão.

Cada questão comum terá o valor de 1,0 ponto, totalizando o máximo de 20,0 pontos. Cada questão específica da profissão terá o valor de 2,0 pontos, totalizando o máximo de 80,0 pontos. A nota final da 1ª etapa será a soma aritmética dos pontos obtidos no exame escrito (objetivo). Estarão classificados para a 2ª etapa (análise curricular) os candidatos que alcançarem no mínimo 50,0 (cinquenta) pontos no exame da 1ª etapa.

Onde serão realizadas a provas?

As provas do Enare/Ebserh serão realizadas em 30 cidades. Veja a seguir:

cidades onde serão realizadas as provas enare ebserh 2021

Quem pode participar do Enare?

Podem participar do ENARE/EBSERH residência médica, médicos formados ou formandos em medicina, cursando o último semestre do curso.  Médicos residentes não podem repetir programas de residência médica, em especialidades que já tenha concluído anteriormente, em instituição do mesmo ou de qualquer outro Estado da Federação, bem como em mais de duas especialidades diferentes, somente em caso de ser pré-requisito estabelecido pela Comissão Nacional de Residência Médica.


Para as residências multi e uniprofissionais podem participar profissionais da área de saúde, desde que tenham concluído a graduação e estejam em situação regular nos Conselhos Profissionais de Classe. Nessa categoria também não é possível repetir programas de residência em áreas de concentração que já tenha concluído anteriormente.

Atenção ao edital do Enare/Ebserh 2021

E importante que o profissional que vá disputar uma das vagas do Enare/Ebserh 2021 leia com atenção todo o edital. No site oficial do Enare também está disponível o conteúdo programático para as provas de residência Uni e Multiprofissional. Além disto, o candidato pode conferir as vagas disponíveis em cada hospital.

Como se inscrever no Enare?

Os profissionais interessados em se inscrever no ENARE deve preencher o formulário eletrônico, exclusivamente via internet, no site oficial do exame. A inscrição será confirmada após o pagamento do boleto ENARE que na edição 2021 tem um valor de R$ 280,00 para todas as especialidades médicas e R$ 190,00 para as demais profissões da área de saúde. No caso dos isentos, a inscrição será confirmada quando o pedido constar como deferido.

Qual a diferença entre Enare e Revalida?

O ENARE é uma prova para ingresso em residência médica ou de profissionais de outras áreas da saúde. Já o Revalida é destinado à revalidação de diploma para médicos formados em uma universidade do exterior que desejam atuar no Brasil. 

O exame tem o objetivo de verificar os conhecimentos e competências dos profissionais para trabalhar de acordo com as necessidades do SUS, em nível equivalente ao exigido dos médicos formados no país.

Saiba mais sobre Residência Médica e Residência Uni e Multiprofissional

A residência médica é um curso de pós-graduação lato sensu. Apesar de não ser obrigatória, a maioria dos médicos buscam a especialização para alavancar a carreira com título de especialista, como Cardiologista, Neurologista, Oftalmologista e Psiquiatria. Quem não faz a especialização, pode atuar na área médica porém como clínico-geral. A duração da residência médica varia de acordo com a especialidades podendo seer de doias a cinco anos.


residência Multiprofissional e Uniprofissional é uma modalidade de residência, sendo um curso de pós-graduação, destinado à várias áreas da saúde. A duração mínima é de dois anos.