Revisamed lista 10 aplicativos para médicos e estudantes

Atualizado em 13/07/2020

Uma série de aplicativos médicos para smartphones auxiliam os estudantes de medicina, da graduação ao preparatório para a residência médica. Já os médicos especialistas têm, ao alcance das mãos, APPs cada vez mais sofisticados, com as mais diversas funções.

Não há como negar que tecnologia mobile já faz parte da rotina médica. Conectado com estes avanços tecnológicos, o Curso Preparatório para Residência Médica Revisamed, preparou uma lista de dez aplicativos que não podem faltar em seu smartphone.

A lista leva em conta os mais populares entre médicos e estudantes. Veja abaixo a lista dos aplicativos e um pequeno resumo do funcionamento de cada um deles.

Agilidade nas tarefas burocráticas

Para especialistas em tecnologia e medicina, os aplicativos médicos são uma ferramenta de enorme ajuda na rotina da profissão. Otimizam o tempo de trabalho e as consultas médicas, além de agilizarem nas tarefas burocráticas, que consomem muito mais do tempo de contato com o paciente ou com o aluno.

Na lista de APPs, o médico ou o estudante vai encontrar desde as calculadoras para saber a idade gestacional e doses de medicamentos a escalas padronizadas de protocolos.

Existem também os aplicativos médicos que servem de bulário, o que facilita a consulta dos efeitos adversos, apresentação, posologia e a dose máxima do medicamento.  

Apps não podem substituir raciocínio

Ainda para os especialistas da área de tecnologia e medicina, embora os APPs médicos sejam um avanço, não devem ser considerados a principal ferramenta de trabalho.

Devem ser vistos como um auxílio, uma vez que nada substitui o raciocínio humano, o contato direito e o aprendizado de qualidade.

Use a tecnologia como sua aliada

Como você já sabe não adianta tentar evitar. Qualquer paciente vai mesmo pesquisar na internet informações sobre tudo o que você, médico, falou com ele sobre saúde ou sobre a doença que ele tem.

Pesquisa recente aponta que oito em cada dez brasileiros usam a internet para se informar: pesquisar sobre médicos, sintomas, medicamentos e hospitais.

Portanto, o melhor a fazer é utilizar a tecnologia a seu favor, no caso do profissional médico, orientando e fazendo com que o paciente utilize a tecnologia da melhor forma.

Confira a lista dos 10 aplicativos

Ferramenta brasileira número 1 na tomada de Decisão Clínica. Conteúdos atualizados e de qualidade. Mais de 5 mil conteúdos médicos confiáveis e atualizados nas diversas especialidades médicas. Com este APP, mais as videoaulas, podcast, caderno digital, questões comentadas, enfim, o estudante terá todo os recursos necessários para estudar e passar na prova de residência médica.

A parceria entre Brainscape e MedCards permitiu a criação de mais de 10.000 flashcards de alta qualidade pra você passar na Residência Médica. O material abrange todo o conteúdo cobrado em clínica médica, cirurgia, pediatria, ginecologia, obstetrícia, medicina preventiva, semiologia e outras áreas das provas de residência médica.

Este aplicativo traz a lista de genéricos de determinados medicamentos. É possível consultar uma lista completa, com todos os remédios similares, até a ficha técnica do fabricante, posologia, princípios ativos e concentrações. Aplicativo grátis e em português.

Neste aplicativo, o usuário encontra todos os medicamentos aprovados pela Anvisa. É possível ter acesso a bulas, descobrir os genéricos e similares disponíveis no mercado.

Uma característica é o direcionamento de informações: profissionais de saúde e estudantes terão acesso às bulas voltadas para médicos e informações técnicas, enquanto pacientes acessarão bulas próprias para o público em geral e informações mais simplificadas. Aplicativo gratuito e em português.

O ProDoctor CID se apresenta como um facilitador da rotina dos médicos. O aplicativo permite a consulta da classificação de doenças. O usuário busca rapidamente qualquer doença através do seu código ou descrição, em qualquer nível. Além de ser gratuito, o aplicativo contém todos os códigos CID-10 atualizados e disponibilizados pelo DATASUS. O aplicativo poupa tempo e permite que doenças ou códigos mais utilizados sejam marcados como “favoritos” facilitando ainda mais a consulta.

O Medscape tem várias funcionalidades: notícias médicas e alertas de saúde mundiais que são atualizadas diariamente; artigos específicos para cada área; informações sobre segurança e prescrição de medicamentos de mais de 8.000 drogas; vídeos de procedimentos cirúrgicos. O aplicativo é gratuito, em inglês e considerado o mais usado pelos médicos.

O Epocrates é um app médico que tem um grande acervo de informações importantes. Apenas uma parte delas está disponível para download gratuito. Acesso ao banco total é pago. Além dos dados relativos aos medicamentos, a ferramenta também auxilia em funções como cálculo do IMC, LDL, anion gap e osmolaridade sérica, dentre outras funções.

O passo a passo das cirurgias com excelente  qualidade gráfica. O aplicativo representa uma ajuda excelente para acadêmicos e residentes de cirurgia. Apendicectomia, colecistectomia, implante de próteses mamárias, colectomia e vários outros procedimentos podem ser aprendidos no app.

O app da Organização Mundial de Saúde (World Health Organization) é recomendado para os profissionais que desejam estar por dentro das principais novidades da área da saúde, em âmbito mundial. Atualizações sobre pandemias, medicações e pesquisas estão disponíveis em inglês.

Calculadores Médicas

As calculadoras médicas reduzem o trabalho mental da aplicação das complexas fórmulas médicas. Otimizam o tempo e tornam mais prática a obtenção de resultados matemáticos a partir dos resultados de exames clínicos e laboratoriais. Ainda auxiliam na tomada de decisões sobre drogas, hidratação e reposições. Dentre as calculadoras mais utilizadas, além das embutidas no MedScape, Epocrates e GestaTools, merecem destaque a AxCalc, a CliniCalc e a MedCalc.

  • AxCalc –  (Android e iOs) 

Aprovada pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia, apresenta funções como taxa de gotejamento, conversor de unidades, sangramento admissível, correção aguda de sódio, reposição de jejum etc.

Opta por um enfoque mais amplo, indo além de uma mera calculadora médica. Sua grande variedade de conteúdo apresenta-se, na página inicial, separada por sistemas orgânicos. As ferramentas mais bem comentadas deste aplicativo são os diversos escores disponíveis, o cálculo de déficit hídrico, o manejo de infusão, a taxa de produção urinária, a variação no sódio sérico, a escala de coma de Glasgow clássica e pediátrica e o cálculo da área corporal.

Como a desvantagem de ser uma calculadora paga, ainda assim, é uma excelente ferramenta, em especial para aqueles que tendem a esquecer fórmulas como a do clearance de creatinina ou do cálculo da data provável do parto.

E aí gostou das nossas dicas de aplicativos?

Se você tem alguma sugestão para acrescentar à nossa seleção de aplicativos médicos deixe um comentário.

Acompanhe o blog Você na Residência Médica e fique por dentro de todas as novidades da Residência Médica.

3 thoughts on “Revisamed lista 10 aplicativos para médicos e estudantes

Fechado para comentários.