Diabetes Tipo 2: aspectos clínicos e formas de tratamento

O Diabetes Tipo 2 é o tema de mais um edição do Revisamed Discute, que traz informações e novos conhecimentos para estudantes de Medicina que estão se preparando para enfrentar as provas de residência médica e também para o público em geral.

Neste Revisamed Discute, o professor do Revisamed, Júlio Abreu recebe a endocrinologista e professora da Universidade Federal de Juiz de Fora, Christiane Toledo.

Nesta entrevista, a médica fala sobre os aspectos clínicos do Diabetes Tipo 2. Christiane destaca que o Diabetes Tipo 2 é uma doença silenciosa e, geralmente, as pessoas não chegam a ficar sintomáticas.

A médica destaca que a fase chamada de pré-diabetes, que se configura em glicemia de jejum entre 100 e 125 e exame de tolerância oral a glicose entre 140 e 199, o paciente recebe um diagnóstico de pré-diabetes. Este já é um sinal de alerta e o paciente já pode ter complicações, como o início de uma neuropatia.

Assista a entrevista

Diabetes tipo 2 – tratamento

Na segunda parte da entrevista, a médica Christiane Toledo, dá sequência ao tema. A médica fala sobre as formas de tratamento desta doença silenciosa.

A médica destaca que como em tudo na Medicina, a mudança de estilo de vida é um dos grandes desafios para a prevenção e tratamento do Diabetes tipo 2, embora esta mudança de estilo de vida impacte na melhora em geral da saúde do paciente.

Atividades físicas, preferencialmente musculação inicialmente, e posterior, atividades aeróbicas, são essenciais para a controle da diabetes. O ideal é no mínimo 150 minutos de atividades físicas por semana.

Outro ponto é a reeducação alimentar. Assista o vídeo e fique por dentro de todas as informações para a prevenção e tratamento da Diabetes tipo 2.

Assista entrevista parte 2- formas de tratamento

Acompanhe o Revisamed Discute. Toda semana um tema novo para você ampliar o seu conhecimento.

Fica cada vez mais preparado para as provas de Residência Médica. Você pode interessar por outros temas relacionados como tudo sobre da Dilispidemia.

One thought on “Diabetes Tipo 2: aspectos clínicos e formas de tratamento

Fechado para comentários.