Carregando…

Quais são as especialidades médicas mais disputadas

Como enfrentar a concorrência por uma vaga na Residência Médica? Saiba quais são as especialidades médicas mais disputadas com base na relação candidato/vaga dos últimos grandes concursos de residência médica: PSU Minas Gerais,  Residência Médica da USP e o concurso do SUS São Paulo.

Como base para mostrar a tendência da disputa por uma vaga em cada especialidade médica, o Revisamed, curso preparatório para as provas de Residencia Médica,  utilizou os últimos dados da relação candidatos/vaga, divulgados por três dos maiores concursos de residência médica do Brasil.

estudantes de medicina

O estudante de Medicina que inicia agora, em 2020, o internato ou mesmo para aqueles que passaram pelo festejado “Meio Médico”, a hora, agora, é de pensar no futuro da carreira médica.

A residência é o caminho para a maioria dos graduandos que querem se tornar um especialista. E estar bem preparado para as provas faz toda a diferença. A disputa por uma vaga na especialidade escolhida é acirrada, chegando a ser maior que o vestibular para uma vaga no curso de Medicina.

Preparamos este artigo para que você já tenha em mente a concorrência que vai enfrentar quando chegar a hora de fazer a prova e as áreas com maior número de candidatos por vaga.

Relação candidato/vagas dos últimos concursos USP, PSU-MG e SUS SP

Como base para mostramos a tendência da disputa por uma vaga em cada especialidade médica,  utilizamos os últimos dados da relação candidatos/vaga, divulgados por três dos maiores concursos de residência médica do Brasil : o Processo Seletivo Unificado – PSU Minas Gerais,  Residência Médica da USP e o concurso do SUS São Paulo.

É importante destacar que a concorrência está diretamente relacionada ao número de vagas oferecidas. Não significa que a especialidade médica mais disputada seja a que tenha maior número de profissionais titulados.

Como são os concursos SUS SP, PSU-MG e USP

Antes, porém, de falarmos da concorrência é importante que você saiba que a residência médica do SUS SP é a maior do Brasil. No edital 2019 foram mais de 13 mil inscritos em 52 instituições do Estado.

Já o PSU MG é o maior do Brasil em número de instituições participantes o que, certamente, significa muitas oportunidades em praticamente todas as áreas médicas em hospitais renomados.

E a Residência Médica da USP,  de acordo com o último edital (2020) ofereceu 883 vagas nos 54 programas. A residência da USP é considerada uma das mais disputadas e renomadas do país.

Áreas médicas como maior número de candidatos por vaga

Voltando às especialidades médicas mais disputadas, pode-se observar que, com base na relação candidato/vaga destes três concursos – um de 2019 do SUS São Paulo e os outros dois (PSU-MG e USP) de 2020 -, há uma predominância da concorrência maior em algumas especialidades, dentre elas, Neurocirurgia, Dermatologia, Otorrinolaringologia, Neurologia e Cirurgia Geral.

Relação candidato/vaga

Veja o  quadro abaixo das áreas com acesso direto e as especialidades médicas mais disputadas com base na relação candidato/vaga do último concurso da USP e do penúltimo do SUS SP. Neste último, em média, de forma geral, a nota superior a 65% de acertos permite o ingresso na maioria das vagas.

As áreas de acesso são aquelas em que o graduado pode fazer a prova tão logo conclua o curso de Medicina, não sendo exigido pré-requisitos.

USP 2020

Candidato/Vaga 2020

SUS SP

 Candidato/Vaga 2019

Neurocirurgia              37,25 Dermatologia           65,2
Dermatologia              24,89 Neurologia                62,3
Otorrinolaringologia   22,13 Otorrinolaringologia 58
Neurologia                    21,67 Cirurgia Geral            54,4
Psiquiatria                    19,39 Neurocirurgia            52,2

Já a Associação de Apoio a Residência Médica – AREMG divulgou a relação candidato/vaga do edital 2020 por instituição.

Portanto, selecionamos alguns exemplos das especialidades médicas mais disputadas para que você tenha uma ideia de como é a concorrência no PSU-MG.

Anestesiologia- candidato/vaga 2020

Hospital Unimed Bh– Unidade Contorno

102,0

Hospital Metropolitano Odilon Behrens

93,5

Hospital Vila da Serra – BH – Instituto Materno Infantil de Minas Gerais

73,0

FHEMIG – Hospital Júlia Kubitschek

62,0

Cirurgia Geral-candidato/vaga 2020

Hospital Unimed Bh– Unidade Contorno  116,0
FHEMIG – Hospital Júlia Kubitschek

92,7

Hospital Mater Dei – Unidade Contorno

90,0

Fundação Benjamin Guimarães Hospital da Baleia

81,7

Cirurgia Plástica-candidato/vaga 2020

HU da Universidade Federal de Juiz de Fora – HU/UFJF

70,0

FHEMIG – Hospital João XXIII  54,5
Hospital da Baleia

54,5

Dermatologia-candidato/vaga 2020

Universidade Federal do Triangulo Mineiro – Uberaba

88,0

Faculd. Medicina da Univers. Federal de Uberlândia

86,5

HU da Universidade Federal de Juiz de Fora – HU/UFJF

86,0

FHEMIG – Hospital Eduardo Menezes Dermatologia

80,5

Neurocirurgia-candidato/vaga 2020

Hospital Evangélico de Belo Horizonte

86,0

Hospital Madre Teresa – BH

85,0

Hospital Metropolitano Odilon Behrens

81,0

Hospital Socor Neurocirurgia

70,0

Oftalmologia-candidato/vaga 2020

Hospital Evangélico de Belo Horizonte

144,0

ISO Olhos – Instituto de Saúde Ocular

112,0

Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora – HU/UFJF

94,0

Faculd. Medicina da Univers. Federal de Uberlândia Oftalmologia

91,0

Universidade Federal do Triangulo Mineiro – Uberaba

63,5

Hospital das Clinicas da UFMG

46,1

 Otorrinolaringologia-candidato/vaga 2020

Hospital Madre Teresa – BH

178,0

HU da Universidade Federal de Juiz de Fora – HU/UFJF      

102,0

Hospital Otorrino Center

88,0

Hospital das Clinicas da UFMG

87,5

 A Residência Médica é obrigatória?

Embora pareça lógico, é importante destacar que não é obrigatório ao médico fazer uma residência. O médico formado e com registro no Conselho Regional de Medicina pode atuar em consultórios clínicas e hospitais.

No entanto, ela vai atuar como generalista. Para se especializar em uma determinada área ele precisa estudar mais. Os programas de residência concedem o título de especialista.

A maioria dos concursos públicos exige a titulação, o mesmo ocorrendo em hospitais e clínicas. Portanto, o melhor mesmo é dar sequência aos estudos para construir uma carreira de sucesso. Veja mais detalhes no blogpost sobre a obrigatoriedade da residência médica.

estudantes de medicina

Especialidades médicas com mais profissionais

Obviamente, que a concorrência está relacionada ao número de vagas oferecidas. Quando falamos no número de especialistas de cada área, no topo da lista das especialidades médicas está a Clínica Médica ( 42.700 médicos titulados, ou 11,2% do total de 452,8 mil médicos no Brasil).

A escolha da residência em clínica médica está muito atrelada ao fato de que ela é pré-requisito para várias outras áreas de atuação e a maior oferta de vagas por instituição.

Daí, a Clínica Médica, embora com maior número de especialistas, não apareça como uma alta relação candidato/vaga.

Pediatria é o segundo com maior numero de titulados

Na sequência, vem a Pediatria,39.234 titulados (10,3%). Cirurgia Geral reúne 34.065 especialistas (8,9%). Ginecologia e Obstetrícia tem 8% dos titulados, ou 30.415.

Em seguida estão Anestesiologia  (com 6%), Medicina do Trabalho (4,2%), Ortopedia e Traumatologia (4,1%), Cardiologia (4,1%), Oftalmologia (3,6%) e Radiologia e Diagnóstico por Imagem (3,2%). Essas seis especialidades, somadas as quatro básicas, representam 63,6% de todos os títulos.

Já na lanterna do ranking está a Genética Médica, com apenas 0,1% de especialistas. Além da questão do pré-requisito, outro fator que influencia no ranqueamento é a oferta de programas nestas áreas. Veja as cinco mais procuradas e as cinco menos procuradas conforme a pesquisa do Perfil do Médico Brasileiro, organizada pelo CFM.

Mais procuradas

Clínica Médica (11,2%)

Pediatria  (10,3%)

Cirurgia Geral (8,9%)

Ginecologia e Obstetrícia (8%)

Menos procuradas

Medicina Esportiva (0,2)

Medicina Legal e Perícia Médica (0,2)

Cirurgia de Mão (0,2%)

Radioterapia (0,2%)

Genética Médica (0,1%)

Revisamed oferece a melhor preparação para as provas de residência

Como mostrado, a disputa por uma vagas nas especialidades médicas médica é acirrada, e, portanto, estar bem preparado é essencial para conquistar a sua vaga.

Para tanto, o curso onlinepreparatório para as provas de Residência Médica –  Revisamed trabalha com uma metodologia especial, conteúdos abrangentes e material didático que dá toda liberdade e facilidade para você se preparar e se dar bem diante da concorrência, mesmo tendo escolhido uma das especialidades médicas mais disputadas.

Para quem está começando o internato, além de se preparar para a Residência Médica, poderá usar o conteúdo do curso em sintonia com os estágios do internato.

Além disto, a metodologia de estudos busca uma aprendizagem de qualidade, não apenas  “pegadinhas” de prova, mas um conteúdo que fará do recém-graduado um residente em qualquer especialidade escolhido e um futuro especialista renomado.

Conheça os preparatórios R1 Revisamed.

Veja a relação completa de candidatos/vagas da USP, PSU-MG e SUS SP

Faculdade de Medicina da USP (2020)
Áreas básicas e de acesso direto

PROGRAMA

CANDIDATO/ VAGA

Acupuntura

4,00

Anestesiologia 12,92
Cir. Cardiovascular 13,40
Cirurgia Geral 9,80
Clínica Médica 16,10
Dermatologia 24,89
Genética Médica 5,20
Infectologia 12,00
Med. de Emergência 8,45
Medicina de Família e Comunidade 7,60
Medicina do Trabalho 7,00
Medicina Esportiva 15
Medicina Física e Reabilitação 2,90
Medicina Legal e Perícia Médica 4
Medicina Nuclear 3,20
Medicina Preventiva e Social 5,20
Neurocirurgia 37,25
Neurologia 21,67
Obstetrícia e Ginecologia 18,29
Oftalmologia 18,57
Ortopedia e traumatologia 8.79
Otorrinolaringologia 22,13
Patologia 5,38
Patologia Clínica/ Med. Laboratorial 3,00
Pediatria 8,19
Pré-requisito em área cirúrgica básica 13,33
Psiquiatria 19,39
Radiologia e Diagnóstico por Imagem    168 7,30
Radioterapia 3,40
Treineiro 46

Fonte: https://www.tekyou.com.br/fmusp/selecao2020/relacao_candidato_vaga.php

SUS SÃO PAULO (2019)

PROGRAMA CANDIDATO/VAGA
Clínica Médica 19,3
Pré Requisito em Área Cirúrgica Básica 17
Cirurgia Geral 54,4
Pediatria 17
Ginecologia e Obstetrícia 13,2
Medicina da Família e Comunidade 33
Patologia 22,6
Infectologia 5,3
Radiologia e Diagnóstico por Imagem 24,8
Anestesiologia 22,7
Ortopedia e Traumatologia 12,8
Neurocirurgia 52,2
Oftalmologia 47
Otorrinolaringologia 58
Psiquiatria 24,7
Radioterapia 9,75
Dermatologia 65,2
Neurologia 62,3
Medicina Nuclear 19
Medicina Física e Reabilitação 3,75
Medicina de Emergência 18
Cirurgia Cardiovascular 27,7
Cardiologia 6,57
Endocrinologia 27
Nefrologia 6
Hematologia/Hemoterapia 8,5
Cancerologia Clínica 16
Geriatria 13
Pneumologia 7,5
Cirurgia Pediátrica 12,33
Cirurgia Plástica 25
Coloproctologia 13,8
Cirurgia Vascular 11,7
Urologia 16
Cancerologia Cirúrgica 12
Cirurgia do Aparelho Digestivo 17,25
Cirurgia Torácica 11
Cirurgia Geral R3 3
Medicina Intensiva 5,5
Cancerologia Pediátrica 18,5
Neonatologia 10,6
Medicina Intensiva Pediátrica 6,2
Pediatria R3 3
Mastologia 6,1
Endoscopia 17,2
Cirurgia de Cabeça e Pescoço 4,8
Medicina Paliativa 1
Cardiologia Pediátrica 5,7
Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista 6,5
Ecocardiografia 4,6
Eletrofisiologia Clínica invasiva 9,5
Reabilitação e Ergometria 6,6
Transplante de Medula Óssea 6,5
Treineiro 70

FONTE: Fundação Carlos Chagas e o SUS  da Secretaria de Saúde de São Paulo

 

CLIQUE AQUI E VEJA A RELAÇÃO COMPLETA POR INSTITUIÇÃO DO PSU MINAS.

É claro que estudar do jeito certo fará toda a diferença na sua preparação para a Residência Médica.

Acompanhe o canal Você na Residência Médica Revisamed e fique por dentro de todas as dicas, informações, notícias, editais e muito mais para você ficar bem informado e conquistar a sua vaga na residência médica na especialidade que é a sua paixão!

2 thoughts on “Quais são as especialidades médicas mais disputadas

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: