Carregando…

PSU Bahia: inscrições abertas para programas de residência 2021

Saiu o edital do Processo Seletivo Unificado (PSU) para Residência Médica 2021 na Bahia. O processo oferece vagas em 38 hospitais para estudantes de Medicina ou mesmo residentes que queiram fazer residência médica R1 (acesso direto) ou R3 (programas com pré-requisito).

O edital contempla vagas em hospitais de diversas cidades como Feira de Santana , Itabuna, Vitória da Conquista e Salvador

As inscrições vão até o dia 26 de setembro. As especialidades médicas e o número de vagas em cada um dos hospitais serão divulgados em breve. Historicamente, são oferecidas em torno de 700 vagas em quse todas especialidades médicas.

Sai o Edital para Residência Médica Processo Seletivo Unificado da Bahia 2021

Vagas para Áreas Básicas/Acesso Direto e Especialidade com Pré-Requisitos

O PSU/CEREM Bahia é conduzido pela Comissão Estadual de Residência Médica, integralmente vinculada à Comissão Nacional de Residência Médica-CNRM, subordinada ao MEC.

Serão oferecidas vagas em Programas de Residência Médica em Áreas Básicas/Acesso Direto, em Especialidades com Pré-Requisito e em Áreas de Atuação.

Contudo, o candidato poderá concorrer apenas a uma especialidade. As inscrições podem ser realizadas até dia 26/09/2020, exclusivamente via internet, no site www.strixeducacao.com.br.

O candidato deve preencher o requerimento de inscrição e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ R$665,00 (seiscentos e sessenta e cinco reais) por meio de boleto bancário.

Como serão as provas do PSU/CEREM Bahia

Os candidatos responderão a uma Prova com Questões Objetivas de Respostas Curtas, estruturadas das seguinte forma:

Para os candidatos aos Programas de Especialidades de Áreas Básicas/Acesso Direto:

  • uma prova de caráter genérico, classificatória e eliminatória, com 25 (vinte e cinco) Situações Problema, cada uma com três questões, que deverão ter respostas curtas – até duas linhas.

Nesta prova, são abordados, com igual número de Situações-Problema, os conteúdos tratados no curso de graduação em Medicina nas áreas básicas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social (Saúde Coletiva e Medicina Geral de Família e Comunidade).

Para os candidatos aos Programas de Especialidades com Pré-Requisito ou em Áreas de Atuação

  • uma prova de caráter específico, classificatória e eliminatória, com 15 (quinze) Situações-Problema, cada uma com três questões, que deverão ter respostas curtas – até duas linhas. Nesta prova, os conteúdos são das Especialidades que se constituem Pré-Requisito(s) do respectivo Programa.

Cada Situação-Problema respondida corretamente valerá 1 (um) ponto, que será correspondente à soma das pontuações obtidas em cada uma das 3 (três) respectivas questões.

Cada Questão terá pontuação determinada pela Banca Elaboradora, podendo variar entre 0,2 e 0,6 ponto. Não haverá pontuação parcial para Questão, podendo ocorrer na Situação-Problema.

Conteúdos das provas, referência bibliográfica e eliminação

Para efeito de elaboração das Situações-Problema/Questões, a prova utiliza material instrucional publicado pelo Sistema Único de Saúde, pelo Conselho Federal de Medicina, pela Associação Médica Brasileira e pelas Sociedades de Especialistas, além de publicações e manuais de ampla aceitação no cenário médico.

Só será considerada referência bibliográfica publicada até seis meses antes do início das inscrições deste Processo Seletivo Unificado, ou seja, até 22 de julho de 2020. Será eliminado o candidato que obtiver nota inferior a 1 (um) na prova.

Provas marcadas para 22 de novembro

As provas serão aplicadas no dia 22/11/2020 (domingo) na cidade de Salvador/BA.

Para os candidatos aos Programas de Especialidades de Áreas Básicas/Acesso Direto a prova terá duração de 4 (quatro) horas e será realizada das 14h às 18h.

Entretanto, para os candidatos aos Programas de Especialidades com Pré-Requisito ou de Áreas de Atuação a prova terá duração de 3 (três) horas e será realizada das 14h às 17h.

Padrão de Respostas e correção das provas

Ainda conforme o edital, após a prova será divulgado o Padrão de Respostas Preliminar de cada prova, que poderá ser objeto de recurso por parte dos candidatos.

Passado os prazos para recursos, a banca divulgará o Padrão de Respostas Definitivo, que será utilizado para correção da prova.

As provas serão corrigidas por Bancas Especializadas com base no Padrão de Respostas Definitivo elaborado para cada prova.  

O Padrão não esgota as possibilidades de respostas certas. Dessa forma, termos e expressões médicas equivalentes ou correlatas, sinonímias, indicação de procedimentos e de medicamentos de classes semelhantes, desde que evidenciem a competência principal exigida e apresentem o necessário nível de precisão da resposta, serão consideradas na correção.

Prova não prevê acerto parcial na questão

A correção de cada questão será do tipo certo ou errado, o que exclui a possibilidade de acerto parcial na questão. A pontuação final do candidato em cada Situação-Problema será resultante do somatório dos pontos obtidos em suas respectivas questões, respondidas corretamente, e poderá variar de 0 (zero) a 1 (um) ponto.

Os candidatos deverão evitar a utilização de termos não-científicos, linguagem informal do jargão médico, abreviaturas ou siglas, priorizando a utilização de linguagem técnica e descrição completa dos exames, procedimentos, diagnósticos, substâncias, etc. O candidato que tenha obtido nota inferior a 1(um) será eliminado.

Edital do PSU/CEREM Bahia 2021 prevê inscrições especiais

O edital prevê as chamadas inscrições especiais, que são aquelas realizadas pelos candidatos que se encontrarem, entre outras situações impossibilidade temporária de realizar as provas, como por exemplo, fratura de membros inferiores ou superiores; candidato hospitalizado e candidata lactante. O edital prevê também pedido de isenção de taxa de inscrição, conforme critérios legais

O candidato que, anteriormente à data de início do Programa de Residência Médica, tiver participado e cumprido integralmente o PROVAB (Programa de Valorização do Profissional na Atenção Básica) a partir de 2012, ou ingressado nos Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade/Medicina Geral de Família e Comunidade (PRMGFC), a partir de 2015, poderá receber pontuação adicional de 10% (dez por cento) sobre a nota bruta da prova do Processo Seletivo.

Contudo, precisa ter concluído com aproveitamento um ano de atividades do PROVAB ou tenha concluído o Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade/Medicina Geral de Família e Comunidade (PRMGFC).  O candidato que pleitear a pontuação adicional de 10% deverá fazer esse registro no requerimento de inscrição

Escolha do hospital para o Programa de Residência Médica

Para que possa exercer o direito de escolha do Hospital onde realizará o Programa de Residência Médica 2021 Bahia (PRM), para o qual foi convocado, o candidato deverá estar presente no local da matrícula.

Ele será convocado para a escolha da vaga/hospital seguindo a ordem de classificação no Programa. Para efetivar sua escolha disporá de 03 (três) minutos, sob pena de ser convocado o candidato subsequente.

Instituições Participantes

Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia

Clínica Senhor do Bonfim

Complexo Hospitalar Universitário Prof. Edgard Santos – UFBA

Escola Estadual de Saúde Pública – SESAB

Fundação Bahiana de Cardiologia

Hospital Ana Nery

Hospital Aristides Maltez – Liga Bahiana Contra o Câncer

Hospital Calixto Midlej Filho

Hospital Couto Maia

Hospital da Bahia

Hospital da Cidade

Hospital da Mulher – Fundação Hospitalar Feira de Santana

Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães

Hospital de Olhos de Feira de Santana

Hospital do Oeste

Hospital do Subúrbio – Prodal Saúde

Hospital Estadual da Criança

Hospital Geral Clériston Andrade

Hospital Geral Ernesto Simões Filho

Hospital Geral Roberto Santos

Hospital Juliano Moreira

Hospital Manoel Novaes – Santa Casa de Itabuna

Hospital Manoel Victorino

Hospital Martagão Gesteira

Hospital Otorrinos de Feira de Santana

Hospital Português da Bahia

Hospital Regional de Juazeiro

Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus – IFF

Hospital de Vitória da Conquista

Hospital Sagrada Família

Hospital Santa Izabel

Hospital Santo Antônio

Hospital São Rafael

Hospital São Vicente de Paulo

Instituto Brasileiro de Oftalmologia e Prevenção da Cegueira

Instituto de Perinatologia da Bahia

Secretaria Municipal de Saúde de Salvador

Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista

Revisamed acompanha processo

Você que pretende fazer o processo seletivo unificado de residência médica 2021 na Bahia pode acompanhar aqui pelo blog Você na Residência Médica todas as atualizações até a realização das provas.

À medida que as instituições divulgarem o número de vagas e as especialidades médicas, o Revisamed atualiza para você.

Você também pode consultar este e outros outros editais no nosso site e ficar por dentro dos programas de residência por região e cidades, em todo país.

Além disto, o Revisamed disponibiliza para o você um super material: o E-book de Como Estudar para garantir sua vaga na residência médica. Clique no banner abaixo e faço o download do E-book exclusivo para você.

2 thoughts on “PSU Bahia: inscrições abertas para programas de residência 2021

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: