Carregando…

Diabetes Tipo 2: aspectos clínicos e formas de tratamento

O Diabetes Tipo 2 é o tema de mais um edição do Revisamed Discute, que traz informações e novos conhecimentos para estudantes de Medicina que estão se preparando para enfrentar as provas de residência médica e também para o público em geral.

Neste Revisamed Discute, o professor do Revisamed, Júlio Abreu recebe a endocrinologista e professora da Universidade Federal de Juiz de Fora, Christiane Toledo.

Nesta entrevista, a médica fala sobre os aspectos clínicos do Diabetes Tipo 2. Christiane destaca que o Diabetes Tipo 2 é uma doença silenciosa e, geralmente, as pessoas não chegam a ficar sintomáticas.

A médica destaca que a fase chamada de pré-diabetes, que se configura em glicemia de jejum entre 100 e 125 e exame de tolerância oral a glicose entre 140 e 199, o paciente recebe um diagnóstico de pré-diabetes. Este já é um sinal de alerta e o paciente já pode ter complicações, como o início de uma neuropatia.

Assista a entrevista

Diabetes tipo 2 – tratamento

Na segunda parte da entrevista, a médica Christiane Toledo, dá sequência ao tema. A médica fala sobre as formas de tratamento desta doença silenciosa.

A médica destaca que como em tudo na Medicina, a mudança de estilo de vida é um dos grandes desafios para a prevenção e tratamento do Diabetes tipo 2, embora esta mudança de estilo de vida impacte na melhora em geral da saúde do paciente.

Atividades físicas, preferencialmente musculação inicialmente, e posterior, atividades aeróbicas, são essenciais para a controle da diabetes. O ideal é no mínimo 150 minutos de atividades físicas por semana.

Outro ponto é a reeducação alimentar. Assista o vídeo e fique por dentro de todas as informações para a prevenção e tratamento da Diabetes tipo 2.

Assista entrevista parte 2- formas de tratamento

Acompanhe o Revisamed Discute. Toda semana um tema novo para você ampliar o seu conhecimento.

Fica cada vez mais preparado para as provas de Residência Médica. Você pode interessar por outros temas relacionados como tudo sobre da Dilispidemia.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: