Carregando…

O que é dislipidemia? Saiba tudo com o Revisamed Discute

O que é Dislipidemia? Dislipidemia é a denominação que se dá na alteração dos níveis de lípides que todos nós temos na corrente sanguínea. Esta alteração é detectada através dos exames do perfil lipídeo.

Para tratar deste tema com profundidade e suas conexões com a Cardiologia e com a Low Card – estilo de vida que faz com que as pessoas aprendam a comer sem o excesso do carboidrato na rotina alimentar -, o Revisamed Discute convidou o renomado médico Cardiologista Ricardo Ferreira (@ricardoferreira_cardio).

Portanto, você vai ter uma aula e tanto para quem precisa se preparar para a Residência Médica e estar sabendo tupo sobre o que é dislipidemia.

Professor de Cardiologia e de Ecocardiografia da Unesp Botucatu e doutor em Fisiopatologia em Clínica Médica, Ricardo Ferreira é também presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia de São Paulo – regional Botucatu. Quem recebe o médico é o coordenador do Revisamed Doutor Júlio Abreu @profJulioAbreu.

Alterações primária ou secundárias

O professor explica que a alteração dos níveis de triglicérides podem ser primária ou secundária – decorrente de outras doenças. Ou seja, pode ser a manifestação de um outro problema, como hipotireoidismo, nefropatias, cirrose, síndrome metabólica, diabetes entre outras patologias.

Medicações também podem causar a alteração dos níveis dos lípides como o diurético tiazídeo – usado para hipertensão – corticoides e os antiretrovirais.

Em muitos casos, as alterações dos níveis do triglicéredes ou do colesterol estão associados a hábitos inadequados de alimentação. Além disto, o sedentarismo, mas em muitos casos é secundária a outras doenças.

Segundo o professor, os estudos científicos têm mostrado que as estratégias não medicamentosas mais eficazes para reduzir os níveis de triglicérides são o jejum intermitente e a dieta low carb. Ou seja a baixa ingestão de carboidratos. Daí a necessidade da redução da ingestão de carboidratos.

Acertar a alimentação é essencial para que o paciente tenha os níveis diminuídos e assim reduza também os riscos de ter doenças cardiovasculares.

Exame laboratorial para dosagem dos lípides

O cardiologista fala também do exame laboratorial para detectar a dislipidemia. O exame é o da dosagem dos lípides: colesterol total, triglicérides e frações do colesterol ( HDL, LDL e VLDL)

Doutor Ricardo Ferreira destaca que a alteração dos lípides na Cardiologia é muito importante na estratificação de riscos cardiovascular.

Ou seja, se o indivíduo pode ter uma aterosclerose. A aterosclerose é uma doença inflamatória provocada pelo acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes arteriais. As artérias são responsáveis por levar sangue e oxigênio ao corpo. Esse acúmulo causa o estreitamento das artérias, prejudicando o fluxo sanguíneo.

O médico ainda explica sobe os tipos de colesterol – bom e ruim. O HDL é chamado de colesterol bom, enquanto o LDL é o colesterol é chamado de ruim. Entretanto, ele alerta para as várias nuances que devem ser consideradas e que acabam por causar controvérsias na área Cardiológica.

Toda semana, o Revisamed disponibiliza para você uma nova edição do Revisamed Discute. Fique sempre atualizado. Acompanhe o Revisamed em nossa redes sociais.

One thought on “O que é dislipidemia? Saiba tudo com o Revisamed Discute

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: