Gabarito da prova do Revalida 2020 já está disponível

gabarito revalida 2020

O gabarito preliminar da primeira etapa do Revalida 2020 já está disponível, assim como o gabarito com as respostas padrão da prova discursiva. Basta acessar a Página do Participante para conferir os gabaritos das provas da primeira etapa do exame.

A partir desta quarta-feira, 9 de dezembro, inicia-se também o período de recursos das provas objetiva e discursiva, da primeira etapa do Revalida, que foi realizada no domingo, 6 de dezembro. 

Até o dia 15 de dezembro os médicos revalidando poderão propor recursos. Veja o cronograma divulgado pelo INEP:

  • Divulgação de gabaritos preliminares: 9 de dezembro de 2020;
  • Recurso de gabaritos preliminares: 9 a 15 de dezembro de 2020;
  • Divulgação de gabaritos definitivos e recursos : 8 de fevereiro de 2021;
  • Resultado final da 1ª Etapa do Revalida 2020: 5 de março de 2021.

Recursos do gabarito do Revalida 2020

Os participantes que eventualmente venham a entrar com recursos da prova objetiva e do padrão de resposta provisório da prova discursiva deverão propor questionamentos somente sobre as respostas do documento. Segundo o INEP, não será avaliado o desempenho individual do participante.

Os resultados dos recursos, após analisados, estarão disponíveis no Sistema Revalida, juntamente com a versão definitiva do gabarito da prova de múltipla escolha e do padrão de respostas da prova discursiva, assim como os resultados definitivos da prova de múltipla escolha e os resultados provisórios da prova discursiva.

Serão divulgados os resultados provisórios da prova discursiva apenas dos participantes aprovados na avaliação objetiva. O que está previsto no edital do Revalida.

Junto aos resultados, divulgados no dia 8 de feveriero de 2021, estarão as razões do deferimento ou indeferimento dos recursos. Já os resultados finais da primeira etapa do Revalida 2020 serão divulgados no dia 5 de março de 2021. 

Mais de 90% dos participantes comparecem à primeira etapa do Revalida

Conforme divulgado pelo Inep, mais de 90% dos candidatos fizeram as provas da primeira etapa do Revalida 2020. Foram mais de 14 mil participantes.

Na segunda etapa, somente os aprovados na primeira fase participam.

A segunda etapa do Revalida constará de uma Prova Prática de Habilidades Clínicas. O Inep ainda vai divulgar um edital próprio para a segunda fase do Revalida.

Entretanto, os participantes precisam fazer dez anamneses — entrevistas para diagnóstico inicial da doença — em atores que interpretam pacientes com diversos sintomas simulados. 

prova prática revalia

Participante poderá fazer prova prática do Revalida em duas edições consecutivas

O exame para a revalidação do diploma do médico formado fora do Brasil trouxe novidades na edição de 2020. Entre elas, a possibilidade de o participante reprovado na segunda etapa, se reinscrever diretamente nessa fase, nas duas edições consecutivas.

Antes, o participante precisava realizar todo o processo desde o início. Cronograma, diretrizes e procedimentos da segunda etapa serão publicados, posteriormente, em edital próprio. 

Há três anos o Revalida não é aplicado no Brasil. Com isto, gerou um gargalho de médicos formados fora do país que não podem exercer a Medicina no Brasil sem o exame.

O objetivo do Revalida é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). (Com Assessoria de Comunicação Social do Inep)

Quer saber tudo sobre o Revalida? Então leia o nosso artigo Tudo o que você precisa saber sobre o Revalida. Acompanhe nosso blog e fique por dentro de todas as informações do Revalida 2020.

3 thoughts on “Gabarito da prova do Revalida 2020 já está disponível

Fechado para comentários.