Carregando…

Curso para a prova prática do Revalida: garanta sua aprovação

Os candidatos que vão fazer o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos – Revalida 2020 – precisam se preparar também para a Prova Prática de Habilidades Clínicas. A prova prática será aplicada na segunda etapa do exame para os candidatos aprovados na primeira fase.

Para garantir a revalidação do seu diploma, o Revisamed oferece um curso prático e presencial para você gabaritar a prova de habilidades clínicas.

Com isto, o candidato tem à disposição todo o conteúdo online para as provas teóricas e o curso prático para a Prova de Habilidades Clínicas. Quem adquire o curso para a prova prática leva gratuitamente todo o conteúdo online cobrado na prova.

Como funciona a Prova de Habilidades Clínicas do Revalida?

A Prova Prática de Habilidades Clínicas acontece após o resultado da primeira fase, ou seja, em 5 de março de 2021, conforme o cronograma do exame. Contudo, o INEP informa que será divulgado um edital específico para a prova prática.

Candidato percorre estações para resolver tarefas

Todavia, tendo como base o último concurso e dados do próprio INEP, na Prova de Habilidades Clínicas, o participante executa dez tarefas para uma banca examinar suas habilidades para o exercício da função médica.

Para isso, percorre dez estações resolvendo tarefas como: a investigação de história clínica, a interpretação de exames complementares, a formulação de hipóteses diagnósticas, a demonstração de procedimentos médicos, o aconselhamento a pacientes ou familiares, entre outras.

O perfil do Revalida tendo como base os últimos concursos, tem um foco na Atenção Primária à Saúde. A proposta avaliar a capacidade e as habilidades do médico formado fora para atuar no Sistema Único de Saúde.

Com isto são certas questões relacionadas à estratégia de saúde da família, puericultura e suturas. Na prática, cada estação apresenta um caso clínico e o candidato tem um tempo determinado(10 minutos) para executar a tarefa solicitada sob a observação do avaliador.

Contato anterior com situações cobradas na prova

O contato anterior com situações semelhantes com as que serão cobradas faz toda a diferença na avaliação. Portanto, é importante que o avaliado tenha tranquilidade e conhecimento para executar todas as tarefas de forma correta.

É neste aspecto que o curso Revisamed preparou o Curso para a Prova Prática de Habilidades Clínicas. O curso vai permitir que o candidato tome as condutas corretas em cada estação. Por isto, as simulações são muito importantes.

O Curso Revisamed para a Prova Prática de Habilidades Clínicas do Revalida tem como base a metodologia do OSCE – Objective Structured Clinical Examination, que significa Exame Clínica Objetivo e Estruturado.

Esta metodologia avalia em diferentes contextos o desempenho clínico do médico, através da realização da coleta de histórico e exame físico, orientação do paciente quanto ao diagnóstico, realização de procedimentos, orientação quanto a riscos, eventos adversos, atendimentos de urgências e emergências, resolução de problemas entre outros.

Igualmente, avalia componentes cognitivos, psicomotores, atitudinais e competências interpessoais. No curso, o médico formado no exterior participará de várias estações clínicas, onde deverá desempenhar uma tarefa específica dentro do tempo pré-determinado.

Em cada uma dessas estações, o desempenho do aluno é observado e registrado em um checklist. Posteriormente, os resultados são discutidos através de um feedback. Para a realização das estações são utilizados atores e manequins de última geração que simulam situações reais.

No vídeo abaixo, você terá mais detalhes sobre a metodologia de treinamento das habilidades clínicas.

Conheça o Laboratório de Habilidades e Simulação Realística

Todo o treinamento para a Prova Prática de Habilidades Clínicas é realizado pelo Revisamed em instituição parceira. Nela, o candidato vai encontrar um Laboratório de Habilidades e Simulação Realística de última geração, com mais completa tecnologia.

 Com uma área física de 657m², possui 18 cenários (4 consultórios, 2 salas de suporte básico de vida, 1 pediatria e neonatologia, 1 enfermaria, 1 ginecologia e obstetrícia, 3 salas de simulação avançada, 1 plataforma educacional 3D, 2 salas de aula e 2 casas simuladas, área de higienização e lavagem das mãos, escovação e paramentação, com dois vestiários).

Ainda integram o laboratório, manequins de habilidades, simuladores controlados por computadores e pacientes simulados, os quais favorecem a instrução e melhor preparação. Assista o vídeo abaixo e conheça o Laboratório de Habilidades e Simulação Realística.

laboratorio de simulação realística usado para o curso de habilidades clínicas para o revalida
Clique na imagem acima e conheça o Laboratório de Habilidades e Simulação Realística

Veja como serão as etapas do Revalida

Conforme edital divulgado pelo INEP, os médicos formados em instituições de ensino médico do exterior farão duas etapas de provas. A primeira consiste em prova escrita objetiva (100 questões de múltipla escolha) e escrita discursiva ( cinco questões.

Esta etapa ocorre no mesmo, em 6 de dezembro de 2020, e a duração da prova é de 5 horas e 4 horas, respectivamente. Geralmente, são cobrados temas das cinco grandes áreas da Medicina: Clínica Médica, Cirurgia, Pediatria, Ginecologia e Medicina Preventiva.

Conforme o edital do Revalida para a 2ª Etapa – a Prova de Habilidades Clínicas – as diretrizes, procedimentos e prazos serão publicados posteriormente em edital específico. Veja o edital completo abaixo. É só fazer o download.

Aquisição de conhecimentos e competências adquiridas

O objetivo do Revalida é verificar a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências requeridas para o exercício profissional adequado aos princípios e às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), em nível equivalente ao exigido nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina no Brasil.

O curso para Residência Médica Revisamed vem acompanhando o desenrolar da realização do Revalida, cuja última edição ocorreu em 2017. A estimativa é de que 15 mil profissionais aguardam a revalidação de seus diplomas.

Saiba tudo sobre o Revalida

Desde novembro de 2019, o canal Você na Residência Médica do curso Revisamed acompanha as propostas e mudanças implementadas para a realização do Revalida 2020. No artigo Tudo o que você precisa saber sobre o Revalida 2020 você encontra outras dicas sobre o exame.

Portanto, continue acompanhando o canal Você na Residência Médica para ter todas as informações sobre o Revalida 2020.

E se quiser estar totalmente preparado para as provas e matricule-se já no nosso curso. Para se preparar para as Provas Práticas – Habilidades Clínicas entre em contato com o Revisamed pelo telefone ou no WhatsApp.

4 thoughts on “Curso para a prova prática do Revalida: garanta sua aprovação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: