9 especialidades em Odontologia para você escolher

Conheça nove especialidades em odontologia

Assim como em diversos segmentos, o mercado odontológico atual é muito competitivo e, nesse contexto, as especialidades em odontologia podem ser primordiais para o sucesso na área e até para conquistar mais qualidade de vida.

De modo geral, a especialização consiste na realização de cursos de pós-graduação lato sensu para desenvolver o profissional de acordo com a segmentação escolhida para atuar. 

Isso ocorre porque diversas profissões são muito abrangentes, delimitando a informação aos nichos que a compõem. 

Assim, ao conquistar novas práticas e conhecimentos do setor, o profissional pode se aprimorar no segmento escolhido, prestando atendimentos especializados.

Na Odontologia, por exemplo, o atendimento geral é voltado para a saúde da boca e dos dentes, seja em um consultório particular ou com um clínico que atua como dentista convenio. Assim, o profissional contribui com a funcionalidade e estética da face.

Contudo, é possível realizar um curso de especialização focado na pediatria, de modo a entender melhor como cuidar da saúde bucal de crianças e conhecer os diferenciais que essa área apresenta.

Você está atuando na área ou acabou de se formar e gostaria de conhecer mais sobre as possibilidades de especialização e como escolher o curso? Continue a leitura e descubra algumas áreas de atuação na odontologia.

Quais as vantagens de buscar uma especialização? 

Como mencionado anteriormente, a especialização permite que haja o conhecimento mais centrado da área de atuação, possibilitando o aprofundamento nas matérias e soluções para diversos casos.

Além disso, o mercado odontológico se mantém em constante atualização. 

Assim, ao centrar os estudos em uma especialidade, é mais provável desenvolver um trabalho completo e de qualidade, aprimoramento na área e contribuir com a evolução do setor.

Outras vantagens que a especialização traz para os profissionais são:

  • Maior experiência;
  • Troca de aprendizados;
  • Networking;
  • Salários maiores;
  • Mais qualidade de vida.

Assim, independentemente de você atuar em uma rede de plano odontológico ou com atendimento particular, é imprescindível se manter atualizado e competitivo no mercado, garantindo a satisfação dos seus pacientes e mais sucesso em sua área.

Como escolher uma especialização?

Em um primeiro momento, é muito importante entender quais nichos você mais se identifica, pois gostar da atividade desenvolvida é um grande motivador para a realização das tarefas e na constância do desenvolvimento e resultados.

No entanto, só a paixão não é o suficiente para manter o funcionamento de um negócio. 

Por isso, busque conhecer mais do mercado e entender quais desses segmentos apresentam uma demanda crescente e escalável, bem como quais são os retornos que ela pode te proporcionar.

Assim, após entender os seus gostos e as necessidades do setor, é possível pesquisar as instituições que oferecem os cursos escolhidos. 

Uma boa dica nesse sentido é avaliar quais são os conteúdos que compõem a grade de ensino e os diferenciais da universidade. 

Para isso alguns pontos devem ser avaliados antes de realizar a matrícula ou se candidatar ao processo seletivo da instituição. São eles:

  • Reconhecimento pelo MEC;
  • Reputação da universidade;
  • Grade curricular;
  • Uso de laboratórios;
  • Necessidade de realizar residência;
  • Método de ensino e avaliação;
  • Banca para o processo seletivo.

Feitas as considerações e análises, busque por provas anteriores para entender mais sobre a banca e invista nos estudos. 

Lembre-se que as provas são geralmente compostas por perguntas de conhecimentos gerais, mas também há aquelas sobre os protocolos envolvidos no setor, como processos de convenios odontologicos.

Apesar disso, certifique-se de ler os materiais disponíveis aos candidatos – sempre que a instituição disponibilizar. Isso porque existem especificidades e exigências que variam conforme a universidade.

Mas, antes de realizar a matrícula, você já escolheu a especialização que fará? Para auxiliar na sua escolha, conheça nos tópicos a seguir 9 setores da Odontologia para além dos implantes e tratamentos ortodônticos:

Odontopediatria

A especialização em odontopediatria visa a prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas bucais em bebês e crianças. 

Contudo, o profissional ainda pode atender adolescentes e mulheres grávidas, conforme regulação do setor e protocolos adotados pelo convenio dentario.

Cabe ressaltar ainda que os atendimentos também devem proporcionar as orientações para a realização adequada da higienização bucal dos bebês e crianças, dando apoio aos pais – principalmente os de primeira viagem.

Para quem gosta de crianças e tem tato para lidar com os possíveis receios, essa especialização é bastante indicada.

Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-faciais

Já no caso da especialização em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-faciais, os tratamentos envolvem traumas e deformidades faciais e no maxilar.

Esses traumas e deformidades podem ser genéticos/de formação ou ocorrerem após acidentes. Por esse motivo, o atendimento pode ser feito em consultórios, mas a maior ocorrência é em hospitais devido aos acidentes que afetam essa região.

Já em relação ao atendimento sem emergência, o profissional pode se concentrar em ocorrências como dores nas Articulações Temporomandibular (ATM), apneia do sono e bruxismo.

Atendimento para pessoas com necessidades especiais (PNE)

Essa especialidade, assim como a pediatria, demanda mais atenção no trato com os pacientes.

Na prática, a especialização em PNE visa ofertar atendimento de qualidade para pessoas que apresentem alteração no sistema biopsicossocial, conforme indica o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP).

Para isso, o profissional deve levar em consideração as necessidades de cada paciente e adequar o atendimento conforme o comprometimento apresentado.

O ambiente do atendimento também precisa ser adequado, permitindo o conforto e bem-estar dos pacientes, que podem ir desde pessoas que apresentam distúrbios comportamentais até aqueles com condições físicas e mobilidade reduzida.

Odontogeriatria

Em decorrência do aumento da longevidade, a melhora de tratamentos odontológicos no decorrer da vida e a preocupação com a saúde bucal na terceira idade, a odontogeriatria é uma especialização que demonstra grande avanço.

Na prática, o profissional dessa área visa estudar e tratar as patologias e fatores advindos do envelhecimento, bem como tratamentos gerais que envolvem a saúde da cavidade oral.

Assim como no tópico anterior, o profissional precisa demonstrar sensibilidade durante a realização dos tratamentos.

Odontologia do esporte

Nessa especialização o profissional estudará e aplicará tratamentos voltados aos traumas que podem ser gerados em esportes de alto impacto, bem como em métodos de prevenção de fraturas na região da face.

Para isso, o profissional precisa conhecer e se adequar às normas internacionais de proteção ao atleta, avaliando quais os melhores métodos preventivos, como o protetor bucal, e de reparação.

Para além da proteção bucal e facial contra traumas, a especialidade atua no tratamento de problemas bucais que podem interferir no rendimento do atleta.

Radiologia Odontológica e Imaginologia

O especialista em radiologia realiza exames diversos que tem como base a imagem e as radiografias para apresentar o diagnóstico, acompanhamento e documentação de tratamentos.

Nesse sentido, seja em laboratórios próprios para os exames ou em redes credenciadas, o uso do raio-x intra oral pode mostrar diferentes aspectos do dente/mordida, permitindo visualizar, por exemplo, o alinhamento dental e aspectos da mordida.

Um dos exames mais conhecidos nesse contexto é o periapical, usado para avaliar a estrutura do dente e elementos mais próximos, como a língua e os ossos. 

Com o exame, geralmente realizado no próprio consultório, é possível identificar a presença de cáries e doenças periodontais.

Odontologia do Trabalho 

A especialidade em odontologia do trabalho tem como objetivos prevenir e diagnosticar doenças que têm como origem a atividade laboral, além de buscar maneiras de reduzir os acidentes de trabalho relacionados à saúde bucal.

Para isso, assim como os métodos de ergonomia em escritórios, o especialista nessa área visa avaliar o ambiente de trabalho e encontrar formas de preservar a saúde bucal do colaborador frente aos riscos identificados.

Odontologia Estética

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e do Ministério da Saúde, o mercado de saúde, beleza e bem-estar cresceu 8,9% no 2º trimestre de 2018 e um dos motivos desse crescimento é a preocupação do brasileiro com a saúde bucal.

Isso significa que além dos cuidados tradicionais, os pacientes buscam por tratamentos que conciliam a funcionalidade e a beleza do sorriso.

É nesse contexto que o especialista em dentística, ou odontologia estética vai atuar.

Isso porque o segmento visa proporcionar tratamentos que melhorem e ampliem o bem-estar e a percepção do paciente, atuando na restauração dental e proporcionando mais saúde e beleza ao paciente.

Dentre os procedimentos que podem ser realizados estão:

  • Clareamento;
  • Colocação de facetas;
  • Colocação de implantes;
  • Redução de gengivas;
  • Preenchimento labial.

Também conhecida como odontologia forense, essa especialização auxilia na resolução de casos criminais, permitindo que o profissional atue como perito, identificando pessoas pela arcada dentária.

Considerações finais

A especialização possibilita que o profissional se aprimore ainda mais em sua área de atuação, permitindo que realize tratamentos e atividades mais complexas.

Por isso, pesquise por atividades que goste de realizar e mantenha-se atualizado, realizando cursos diversos.

Conciliando a expertise da área com um bom atendimento, logo você colherá os benefícios que a especialização e o ramo odontológico podem te oferecer.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.