Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Municipal do SUS: Conasems oferece 20 mil vagas

Curso de Gestão Municipal do SUS

O curso de Gestão Municipal do SUS é gratuito e na modalidade Ensino à Distância (EAD). A iniciativa do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) conta com o apoio da Faculdade de Ciências Médicas e de Saúde de Juiz de Fora – Suprema. As inscrições vão até 25/06.

O curso de Aperfeiçoamento em Gestão municipal do SUS Conasems/Suprema Ser Gestor SUS é direcionado a capacitar Gestores, Assessores, Técnicos e Servidores Municipais da saúde (diretos e indiretos). Também podem participar servidores incumbidos de ações de controle, integrantes da rede de governança do Tribunal de Contas da União (TCU) e membros dos Ministérios Públicos Estadual e Federal.

São 20 mil inscrições abertas e o prazo final é 25/06.

O aperfeiçoamento, com duração de 10 meses, trará reflexões importantes sobre as rotinas da gestão em uma secretaria municipal de saúde, aspectos específicos como modelos de gestão, atenção e governança do SUS, dentre outros temas essenciais para fazer uma gestão de excelência, assegurando o desenvolvimento de estratégias e habilidades técnicas.

Além disso, o objetivo é promover uma reflexão sobre a prática em diferentes cenários do território brasileiro ao considerar não apenas o aspecto político, mas também os aspectos éticos, técnicos e administrativos de exercer o cargo de gestor (a) de saúde

O Curso de Gestão Municipal do SUS será desenvolvido integralmente em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), na modalidade a distância, em plataforma disponibilizada pelo Conasems.

Conteúdo programático, carga horária e certificado 

Com carga horária de 183 horas, as atividades do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Municipal do SUS terão início no dia 13 de julho, com a exibição de aula inaugural. 

Para todos os participantes será conferido o Certificado de Conclusão, desde que os alunos concluam todas as etapas da capacitação no período de 10 meses a contar do início das atividades, considerando frequência e suficientes nos processos avaliativos.

 MATRIZ CURRICULAR

MÓDULO I – INTRODUÇÃO À GESTÃO MUNICIPAL DO SUS
Carga horária: 63 horas Período de Estudo: 03 meses
Carga horáriaSemanas de Estudo
Aula Inaugural – Aula Magna – Apresentação do Curso Palestra Inaugural com Personalidade de Referência – Fórum0301
Ambientação: EaD – Fundamentos, AVA e Ferramentas1002
Unidade 1: Gestão Municipal do SUS1003 a 05
Unidade 2: Planejamento do SUS no município1006 e 07
Unidade 3: Planejamento do SUS na região1007 e 08
Unidade 4: Fundo municipal de saúde1009 e 10
Unidade 5: Gestão Pública no SUS1011 e 12
MÓDULO II – MODELOS DE GESTÃO E ATENÇÃO
Carga horária: 70 horas Período de Estudo: 05 meses
Carga horáriaSemanas de Estudo
Unidade 1: Atenção Básica e Modelo de Gestão e Atenção à Saúde1513 a 15
Unidade 2: INTEGRAÇÃO VS/AB Articulação das Ações de Promoção da Saúde no Território1016 a 19
Unidade 3: INTEGRAÇÃO AB/AF1020 a 23
Unidade 4: Política de Saúde Mental1024 e 25
Unidade 5: INTEGRAÇÃO COM ESPECIALIDADES: Gestão daAtenção Especializada no município Gestão da Urgência e Emergência1025 a 28
Unidade 6: RAS – Sistemas de Apoio e Logística Regulação do SUS no Município1529 a 32
MÓDULO III – REGIONALIZAÇÃO E GOVERNANÇA NA SAÚDE
Carga Horária: 20 horas Período de Estudo: 01 mês
Carga horáriaSemanas de Estudo
Unidade 1: Regionalização e Governança na Saúde1033 e 34
Unidade 2: Situação de Saúde no Município: Análise e Intervenções1035 e 36
MÓDULO IV – PROJETO INTEGRADOR
Carga horária: 30 horas Período de Estudo: 01 mês
Carga horáriaSemanas de Estudo
Unidade 1: Desenvolvimento do Projeto integrador: Intervenções no município3037 a 41

Como fazer a inscrição e pré-requisito

Para fazer a inscrição, o interessado deverá preencher todos os campos indicados como obrigatórios no formulário eletrônico de inscrição, anexando os seguintes documentos, previamente digitalizados em um dos seguintes formatos: pdf, ou jpg ou png.

Lembrando que o curso é direcionado a capacitar apenas Gestores, Assessores, Técnicos e Servidores Municipais da saúde (diretos e indiretos). Também podem participar servidores incumbidos de ações de controle, integrantes da rede de governança do Tribunal de Contas da União (TCU) e membros dos Ministérios Públicos Estadual e Federal.

Veja os documentos:

  •  Documento de identidade, em frente e verso, com foto, válido nacionalmente, digitalizado em um único arquivo; 
  • Certificado de conclusão do ensino técnico ou diploma ou certificado de conclusão de curso superior. A inscrição será confirmada após a conferência da documentação.

Ser Gestor Sus: objetivos Geral e Específico

Objetivo Geral:

  • Ampliar os conhecimentos dos Gestores Municipais de Saúde para atuarem na gestão de excelência, assegurando o desenvolvimento de estratégias e habilidades técnicas para a qualidade do planejamento e da gestão municipal do SUS, visando a melhoria dos resultados dos municípios.

Objetivos específicos:

  • Conhecer e compreender a importância de “Ser Gestor (a) do SUS;
  • Conhecer e compreender os 4 (quatros) eixos estratégicos de atuação do Gestor(a);
  • Conhecer e desenvolver o mapa estratégico da gestão da saúde municipal;
  • Desenvolver competências éticas, políticas, técnicas e administrativas para superar os desafios do gestor municipal do SUS;
  • Ampliar o conhecimento técnico-científico para atuar com eficiência e eficácia na Gestão Municipal do SUS;
  • Aprimorar técnicas e procedimentos necessários para o desenvolvimento dos modelos de gestão e de atenção à saúde no município;
  • Compreender o processo de trabalho do gestor municipal de saúde, na perspectiva de contribuir para o fortalecimento de um planejamento de gestão local e regionalizado;
  • Desenvolver habilidades de sistematizar conhecimentos teóricos e práticos para a interação social e política, de forma efetiva e ressignificando a prática profissional do Gestor Municipal de Saúde.

(Com Conasems)