Sai edital da Prova de Habilidades Clínicas do Revalida 2020

Saiu o edital da segunda fase do Revalida 2020. As inscrições serão entre 31 de maio e 04 de junho. A data da prova ainda não foi definida.

O INEP publicou nesta sexta-feira, 07/05,  edital para a Prova de Habilidade Clínicas do Revalida 2020. Os candidatos do Revalida, aprovados na primeira fase do exame nacional de revalidação do diploma médico, podem fazer a inscrição na segunda fase do Revalida entre os dias 31 de maio e 04 de junho de 2021.

A data da prova ainda não está definida. Segundo o edital, a data de aplicação da prova será divulgada até a abertura das inscrições, assim como os locais onde serão realizadas.

Para fazer a segunda etapa do Revalida 2020, o candidato precisa ter sido aprovado na primeira fase.

Conforme o INEP, 2.402 médicos formados no exterior foram aprovados na primeira fase do exame em dezembro. A taxa de inscrição para a segunda etapa do Revalida 2020 é de R$ 3.300,00.

Veja o cronograma

AçãoPeríodo
a) Inscrição31 de maio às 23h59 do dia 04 de junho de 2021
b) Pagamento da taxa de inscrição31 de maio a 9 de junho de 2021
c) Solicitação de Atendimento Especializado31 de maio às 23h59 do dia 04 de junho de 2021
d) AplicaçãoDatas serão divulgadas até a abertura das inscrições
e) Resultado preliminar do Padrão Esperado de Procedimentos (PEP)
f) Recurso às versões preliminares do Padrão Esperado de Procedimentos (PEP)
g) Resultados do recurso ao Padrão Esperado de Procedimentos (PEP)
h) Divulgação do resultado preliminar da prova de habilidades clínicas
i) Recurso ao resultado preliminar da prova de habilidades clínicas
j) Resultados dos recursos ao resultado preliminar da prova de habilidades clínicas
l) Resultado final
m) Indicação da universidade revalidadora

Como será a prova

A prova de habilidades clínicas é estruturada em um conjunto de 10 (dez) estações. Nas estações, o participante deverá realizar tarefas específicas das cinco grandes áreas de exercício profissional:

  •  Clínica Médica
  •  Cirurgia
  •  Ginecologia-Obstetrícia
  •  Pediatria;
  •  Medicina da Família e Comunidade – Saúde Coletiva.

Conforme estabelecido no edital, o  participante percorrerá um conjunto de 05 (cinco) estações no primeiro dia de prova e outras 05 (cinco) estações no segundo dia de prova, respeitando-se o período descrito no cartão de confirmação da inscrição.

Avaliação da prova prática do Revalida envolve situações-problema

A avaliação envolverá situações-problema e apresentação de casos tendo como referência os conteúdos, habilidades e competências dos cinco grandes eixos da formação e do exercício profissional e os objetos descritos na Matriz de Referência do Revalida.

 Cada estação da prova de habilidades clínicas será pontuada de 0 (zero) a 10 (dez), implicando em nota máxima de 100 (cem) pontos para o conjunto das dez estações.

 A prova de habilidades clínicas do Revalida contará com uma fase de supervisão presencial da aplicação de prova e uma de dupla avaliação do participante, a saber:

Supervisão Presencial: ocorrerá nos dias de aplicação da prova prática e será realizada por um Chefe de Estação alocado em cada estação, devidamente qualificado, que garantirá as condições para a execução da avaliação.

 Avaliação: será executada por dois avaliadores a partir das filmagens realizadas nos dois dias de aplicação do Exame.

Dez minutos em cada estação

 Em cada estação, os participantes disporão de 10 (dez) minutos para realizar as tarefas exigidas, seguindo as orientações do Chefe de Estação, caso essas existam. Com isto, os participantes terão em cada dia cerca de 50 minutos para concluir o teste.

 As habilidades a serem avaliadas em cada estação serão aferidas por médicos examinadores, devidamente capacitados, por meio dos vídeos de provas, utilizando instrumento de avaliação que detalha o desempenho esperado, permitindo a aplicação de um escore e a definição de um padrão adequado de desempenho do participante.

Participantes da 2ª etapa serão divididos em dois grupos,  que farão as provas em 2 períodos distintos. De acordo com o INEP, devido ao contexto pandêmico, os locais de aplicação da 2ª etapa do Revalida 2020 serão divulgados até a abertura das inscrições. Veja como será:

Aplicação da 2ª etapa1º dia2º dia
1º período
a) Abertura dos portões (1º período)13h13h
b) Fechamento dos portões (1º período)14h14h
c) Início das provas (1º período)14h1014h10
d) Saída após término das provas (1º período)A partir das 17hA partir das 17h
2º período
e) Abertura dos portões (2º período)16h16h
f) Fechamento dos portões (2º período)17h17h
g) Início das provas (2º período)17h1017h10
h) Saída após término das provas (2º período)A partir da finalização da provaA partir da finalização da prova

Clique e consulte o edital na íntegra.

Curso Prático prepara você para a segunda fase do Revalida

Se você ainda não se preparou para a prova prátiva do Revalida, ainda dá tempo. O Revisamed-Revisional em Medicina oferece imersão de três dias para você treinar nas estações,conforme exigido pelo edital. Outra opção é a imersão de um dia, onde você aprende os procedimentos práticos da medicina intensiva. Clique aqui e confira o Curso de Procedimentos e Habilidades Clínicas do Revisamed. Veja o video abaixo sobre o curso:

One thought on “Sai edital da Prova de Habilidades Clínicas do Revalida 2020

Fechado para comentários.