Publicado edital do Revalida 2021: prova em setembro

edital revalida 2021

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou na sexta-feira, 7/05, edital com as diretrizes, procedimentos e o cronograma da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira – Revalida 2021.

As inscrições deverão ser realizadas entre 31 de maio e 11 de junho, pelo Sistema Revalida. A prova da primeira etapa está prevista para 5 de setembro 2021. O resultado final será divulgado em 19 de novembro.

Veja o cronograma do Revalida 2021

edital revalida 2021

A exemplo do último Revalida, o exame terá duas etapas uma teórica e outra prática, conforme divulgado pelo edital Revalida 2021.

As provas abordam as cinco grandes áreas da medicina: Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina da Família e Comunidade (saúde coletiva).

Provas objetiva e discursiva

Serão avaliados, na prova escrita objetiva (P1) e escrita discursiva (P2), as competências e os objetos de conhecimento descritos na Matriz de Referência do Revalida a ser publicada pelo Inep.

A 1ª Etapa é formada pela avaliação escrita, com a aplicação de duas provas: uma prova objetiva, composta por 100 questões de múltipla escolha (P1), e outra discursiva, composta por 5 questões discursivas (P2).

As provas são aplicadas no mesmo dia, com duração de 5 horas no primeiros turmo e quatro horas para as provas P2. Veja:

ProvasNº de questões ou estações Caráter
(P1) Escrita objetiva – 1ª Etapa 100 ELIMINATÓRIO
(P2) Escrita discursiva – 1ª Etapa 5

Edital Revalida 2021:Prova acontece em setembro

A aplicação da primeira etapa do exame está prevista para o dia dia 5 de setembro. Conforme estabelecido no edital Revalida 2021, as provas serão aplicadas em oito capitais brasileiras: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

É importante ressaltar que o participante deverá apontar a cidade onde deseja realizar o exame, por meio do Sistema Revalida, no momento da inscrição.

A taxa de inscrição na primeira etapa do Revalida 2021 está fixada em R$ 330,00 (trezentos e trinta
reais).

Qual o objetivo do Revalida 2021

Conforme o edital do Revalida 2021, o exame tem por finalidade precípua “verificar a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências requeridas para o exercício profissional adequado aos princípios e às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), em nível equivalente ao exigido nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina no Brasil”.

Quem pode participar

Para participar da primeira etapa, é necessário ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil. O candidato também deverá ter diploma reconhecido pelo Ministério da Educação ou órgão equivalente do país de origem do diploma, que deve ser autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros.

O edital do Revalida 2021 estabele também que os candidatos que conseguirem passar na primeira etapa do exame estarão credenciados para a etapa prática: a Prova de Habilidades Clínicas.

Clique aqui e confira o edital completo do Revalida 2021

Revalida 2020

Na sexta-feira, 07/05, o Inep publicou outro edital, para a realização da segunda etapa do Revalida de 2020. De acordo com a norma, a prova será executada por instituição aplicadora contratada pelo Inep.

O edital diz ainda que, devido ao contexto da pandemia de covid-19, os locais de aplicação da segunda etapa do Revalida 2020 serão divulgados até a abertura das inscrições, que vão de 31 de maio às 23h59 do dia 4 de junho de 2021.

A primeira etapa do exame ocorreu no início de dezembro do ano passado e mais de 15 mil médicos participaram do processo. Destes, 2.402 foram aprovados e estão aptos à segunda fase.


Leia também: Dicas para as provas práticas de Residência e Revalida